Uma integridade fime

                   Integridade consiste em uma palavra muito usada, mas pouco praticada na atualidade. Quando praticada, ainda sim tem momentos de vacilações, principalmente quando o interesse pessoal fala mais alto. A bíblia retrata a vida de homens íntegros que não negociaram a sua integridade nem mesmo em situações delicadas.

                José, o pai legal de Jesus era um homem íntegro. Quando Maria lhe veio falar que estava grávida, mesmo sendo eles ainda noivos, não a ofendeu e mais propôs no seu coração deixá-la secretamente para que ela não fosse difamada. Mesmo achando que tinha sido traído, não deixou o seu orgulho lhe dominar, agiu com mansidão com a sua noiva. Um anjo, então lhe aparece em sonhos e lhe explica o que estava acontecendo. Deus honrou a sua integridade. Abraão tinha um filho na sua velhice prometido por Deus, um dia sem mais nem menos, Deus lhe ordena que sacrifique seu próprio filho. Abraão, não questiona apenas obedece, não hesita nem por um momento em cumprir a ordem de Deus. Quando estava prestes a executar ordem a voz de Deus se fez ouvir impedindo a ação do patriarca, Abraão então foi abençoado. Não chovia há muito tempo sobre a terra, Deus porém manda Noé construir uma arca, pois um grande dilúvio viria sobre a terra. Noé não hesitou em construí-la, não perguntou como aconteceria esse dilúvio e não se importou com a incredulidade do povo. Somente ele e sua família se salvaram. Podemos citar ainda como exemplos de integridade: Jó, José, filho de Jacó, Davi, Samuel, os profetas, os apóstolos etc. Essas pessoas tinham em comum o fato de serem íntegras em qualquer situação, é verdade que alguns vacilaram, mas prontamente mudaram de atitude e foram honradas por Deus.

                 Hoje, a desonestidade faz parte da cultura, principalmente em nosso país. O "tirar vantagem" sobre o outro, o "jeitinho" brasileiro são comportamentos naturais do povo e infelizmente essa naturalidade se infiltra na igreja e adotamos esses comportamentos como algo normal. Uma coisa que podemos aprender com os exemplos de integridade que citei é: não existe nenhuma situação que justifique a desonestidade. Porém, encontramos diversas justificativas para sermos desonestos. A necessidade financeira, a injustiça ou a pequena gravidade do pecado são justificativas que encontramos para legitimar nossas atitudes desonestas. Um caráter firme, porém, não admite qualquer brecha em nossa conduta, para o crente íntegro o seu patrimônio não são os bens que ele possui, mas o seu patrimônio espiritual, o seu caráter cristão, tudo pode desabar, menos a sua vida íntegra com Deus. As situações onde somos tentados a se corromper geralmente são provocadas por nós mesmos e ao invés de mantermos a nossa integridade diante dela, tentamos contorná-la agindo desonestamente, para não sermos prejudicarmos. Desnecessário dizer que no Reino de Deus as coisas não podem funcionar assim.

                    Repetindo: Não existe nenhuma situação que justifique a desonestidade. No Reino de Deus não existe essa de "tirar vantagem", dar um "jeitinho" ou nos conduzimos honestamente ou não podemos fazer parte desse Reino.

                   

               

Comentários

Postagens mais visitadas