Uma mensagem aos "desigrejados"

                Ultimamente vem surgindo um movimento no meio evangélico de negação de uma estrutura eclesiástica, de uma igreja institucionalizada, onde haja uma hierarquia e crenças adotadas. Os chamados "desigrejados" são crentes sem igreja, são crentes "avulsos". Lendo a bíblia percebo que existem vários motivos para não seguir esse comportamento.

             Em 1 Timóteo capítulo 3, o apóstolo Paulo fornece várias instruções aos ministros que exercem algum cargo eclesiástico, ele instrui os bispos e os diáconos. Porque o apóstolo instruiria os ministros se não fosse do propósito de Deus que a igreja se organizasse hierarquicamente? Em Romanos capítulo 13 Paulo diz que toda a autoridade vem de Deus, nessa passagem ele fala sobre as autoridades seculares, o princípio da autoridade vem de Deus. Se Deus estabeleceu esse princípio no mundo para que o mundo não virasse um caos, porque ele não estabeleceria esse princípio na própria igreja? O próprio Jesus viveu debaixo da autoridade judaica. Jesus estabeleceu a santa ceia como um memorial ao seu sacrifício vicário. Ceou com seus discípulos e ordenou que eles repetissem o ato. A comunhão entre os irmãos é essencial no desenvolvimento espiritual do crente. Como o crente irá participar da santa ceia fora de uma igreja? sozinho em casa? esse era o propósito de Jesus ao institui-la? Existem muitas divergências doutrinárias entre denominações, mas nem por isso deixa de ser importante se submeter a princípios doutrinários, fundamentados na bíblia, de uma denominação. É muito confortável para um "desigrejado" não se submeter a ninguém ele se torna o dono da interpretação bíblica.

                      Em Mateus 18 Jesus instituiu a disciplina eclesiástica. Em 1 Coríntios 5 o apóstolo Paulo também recomenda disciplinar os faltosos. A disciplina tem um propósito triplo de repreender o crente faltoso, preservar a santidade da igreja e estimulá-lo a se arrepender. Um "desigrejado" é juiz de sua própria conduta, se ele pecar quem irá discipliná-lo? Jesus? Aqui vale o mesmo princípio empregado pelo apóstolo João em outro contexto, se ele não obedece a autoridade humana que vê, como obedecerá a autoridade divina a qual não vê? é muito difícil acreditar que um "desigrejado" não é membro de uma igreja para servir melhor a Deus. Geralmente essas pessoas são levadas por um intelectualismo que não a permite se submeter a orientação de ninguém, interpretam a bíblia a sua maneira sem nenhuma regra a não ser sua opinião egoísta. Na igreja(denominação) somos ensinados a ser humildes, conviver com os irmãos, respeitar uma liderança, contribuir para a obra de Deus. A igreja(denominação) é o ambiente propício para desenvolvermos nosso caráter, somos confrontados para que o nosso caráter se desenvolva. Fora de uma denominação não tem ninguém para dizer que você estar errado, não tem ninguém para te magoar e isso é bom? é, só assim saberemos olhar somente para Jesus e não para as pessoas.

                   Não ser membro de uma denominação não é uma virtude, a estrutura eclesiástica foi determinada por Deus, assim como a comunhão de irmãos em um ambiente específico. 

Comentários

  1. Jefinho li o seu texto, e discordo de algumas coisas que você colocou, então segue abaixo o que eu acho sobre o tema.

    “Em 1 Timóteo capítulo 3, o apóstolo Paulo fornece várias instruções aos ministros que exercem algum cargo eclesiástico, ele instrui os bispos e os diáconos. Porque o apóstolo instruiria os ministros se não fosse do propósito de Deus que a igreja se organizasse hierarquicamente?”

    Em 1Tm Paulo dá instruções para diáconos, mas o que ele diz é que se você quer auxiliar e servir a comunidade dos que creem, apresente exemplo, porque ser diácono nada mais é do que ser um servo dos demais irmãos; ele não fala de cargo eclesiástico, ele fala de conduta e caráter, que dão exemplo, e que não tem nada a ver com hierarquia alguma.

    “Em Romanos capítulo 13 Paulo diz que toda a autoridade vem de Deus, nessa passagem ele fala sobre as autoridades seculares, o princípio da autoridade vem de Deus. Se Deus estabeleceu esse princípio no mundo para que o mundo não virasse um caos, porque ele não estabeleceria esse princípio na própria igreja?”

    Toda autoridade, sendo boa, vem de Deus, e sendo boa deve ser honrada, mas para que alguém tenha autoridade espiritual, ela não precisa encabeçar nenhuma hierarquia, porque o que faz a autoridade, segundo Jesus, são os frutos, o caráter e a conduta, e não títulos e aparências. Repito, não tem nada a ver com hierarquia.

    “O próprio Jesus viveu debaixo da autoridade judaica.”

    Nunca. Jesus jamais viveu debaixo de autoridade judaica nenhuma, pelo contrário, foi subversivo e transgressor. Por isso foi morto.

    “Jesus estabeleceu a santa ceia como um memorial ao seu sacrifício vicário. Ceou com seus discípulos e ordenou que eles repetissem o ato. A comunhão entre os irmãos é essencial no desenvolvimento espiritual do crente. Como o crente irá participar da santa ceia fora de uma igreja? sozinho em casa? esse era o propósito de Jesus ao institui-la?”

    Não é uma questão de tá “fora” da igreja, quem crê é igreja. Não é uma questão de estar, e sim de ser. Não é um local, é uma condição existencial. A ceia é uma cerimônia de ação de graças, que pode ser realizada em casa sem nenhum problema, só é preciso dois ou três reunidos em gratidão.

    “Existem muitas divergências doutrinárias entre denominações, mas nem por isso deixa de ser importante se submeter a princípios doutrinários, fundamentados na bíblia, de uma denominação.”

    Não é não se submeter a ninguém, é se submeter somente e apenas ao Evangelho, a Palavra de Jesus. O que não implica em obedecer homens, pelo contrário, significa quase sempre bater de frente com eles. Jesus nunca disse que pra servir a Ele teríamos que obedecer a alguma hierarquia, só disse que teríamos que amar a todos.

    “É muito confortável para um "desigrejado" não se submeter a ninguém ele se torna o dono da interpretação bíblica.”

    Não se trata de se tornar o dono da interpretação bíblica, mas ler toda a Bíblia a partir de Jesus, e deixar que Ele seja a chave pra interpretar a escritura. O que acontece é que as denominações se tornaram as donas da interpretação bíblica, distorcendo as palavras de Cristo como bem entendem, fazendo Jesus dizer o que ele nunca disse. Assim as denominações ensinam tudo, menos o Evangelho. São as igrejas que fazem isso, não as pessoas fora delas.

    ResponderExcluir
  2. “Em Mateus 18 Jesus instituiu a disciplina eclesiástica.”

    Aí Jesus não instituiu disciplina eclesiástica, ele ensinou um principio de correção sábia e amorosa, se algum irmão “pecar contra ti”; veja que existe aí um caráter de pessoalidade, onde se fala de um relacionamento entre um grupo de irmãos, mas não se fala em momento algum de hierarquia. E mais na frente, Jesus ensina o princípio que valida o ajuntamento como igreja de Deus, “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”, sem templo ou hierarquia. Não é ser contra se congregar, mas é defender o fato que se pode se reunir em qualquer lugar onde haja dois ou três juntos em nome de Cristo (o que é muito melhor, já que as denominações no geral não ensinam o Evangelho).

    “Um "desigrejado" é juiz de sua própria conduta, se ele pecar quem irá discipliná-lo? Jesus?”

    Paulo disse que “o homem espiritual julga todas as coisas, e ele não é julgado por ninguém.” Isso porque quem conhece o Evangelho, não precisa que ninguém o julgue, não porque ele seja melhor do que ninguém, mas porque ele tem uma consciência espiritual, que o acusa quando erra, por isso Paulo diz “examine-se o homem a si mesmo”. Quando o Evangelho habita em nós como verdade, ele próprio é quem o disciplina, nos acusando a consciência.

    “Aqui vale o mesmo princípio empregado pelo apóstolo João em outro contexto, se ele não obedece a autoridade humana que vê, como obedecerá a autoridade divina a qual não vê?”

    O Evangelho fala de amar o próximo, não de obedecer. João diz que se eu não amar o próximo não tem como amar a Deus, porque Deus escolheu ser amado no próximo; por outro lado eu não posso obedecer a Deus e querer, ao mesmo tempo, obedecer aos homens, porque eu não posso ter dois senhores, assim, antes importa agradar a Deus do que os homens. Meu chamado é para amar a todos, mas para dar razão só a Deus.

    “é muito difícil acreditar que um "desigrejado" não é membro de uma igreja para servir melhor a Deus.”

    O problema é que a maioria dos crentes não entendeu o que é servir a Deus. Servir a Deus é servir ao próximo, ajudar, consolar, dar de beber, dar de comer, enfim, amar. Essa é a obra de Deus. Isso cabe em qualquer lugar, especialmente fora da denominação.

    “Geralmente essas pessoas são levadas por um intelectualismo que não a permite se submeter a orientação de ninguém, interpretam a bíblia a sua maneira sem nenhuma regra a não ser sua opinião egoísta.”

    Não é ser levado por intelectualismo, mas obedecer aquilo que, sem complicação, claramente o Novo Testamente ensina. O caminho de Jesus é simples, foi a religião cristã que complicou, criando doutrinas e mais doutrinas, em lugar de focar no que Jesus disse.

    “A igreja(denominação) é o ambiente propício para desenvolvermos nosso caráter, somos confrontados para que o nosso caráter se desenvolva.”

    Jesus ensina que o ambiente propício para o desenvolvimento do caráter é o mundo, com todas as pessoas, em todos os lugares. Veja Jesus, veja como ele estava em todos os lugares e com todas as pessoas. Não tem ambiente específico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas