"Vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim"

         Um dos conceitos mais difíceis que o crente precisa entender é o novo nascimento. Falar assim  pode soar como contraditório, pois uma das primeiras lições que aprendemos é sobre o novo nascimento e não temos dificuldade em entender seu sentido. Porém, o que temos dificuldade em compreender é a extensão desse sentido em nossa vida. O que significa de forma profunda nascer de novo? o que significa não viver mais, mas Cristo viver em mim?

            Quando a Abraão foi solicitado por Deus o seu filho Isaque ele não questionou, de imediato obedeceu a Deus. Quando Jó perdeu tudo, bens, saúde, família e amigos não reivindicou de Deus um direito que ele porventura possuísse ele afirmou que Deus tinha lhe dado essas coisas e lhe tinha retirado, bendito o nome do Senhor por isso. Quando Deus perguntou a Isaías "A quem enviarei e quem há de ir por nós?"(Is 6.8) Isaías respondeu: "Eis-me aqui, envia-me a mim" (Is 6.8). Esses são alguns exemplos de pessoas que passaram pelo novo nascimento. Quando Paulo afirmou que "vivo, não mais eu, mas Cristo vivem em mim"(Gl 2.20) estava dizendo que seus projetos de vida não mais existiam, suas necessidades já tinham sido supridas em Cristo, sua vontade não importava mais, sua felicidade estava em Cristo e não no "eu". Quando nascemos de novo não existe mais "eu", você morreu e Cristo agora vive em você, isto quer dizer que Cristo é quem comanda sua mente, suas emoções, sua vontade e sua personalidade, não existe mais Maria, João, André, existe Cristo vivendo em você.

           O novo nascimento implica uma mudança de reinado em sua vida, seu egoísmo deixa de exercer o comando para dar lugar a Cristo. Isto quer dizer que eu não posso planejar meu futuro, ter sonhos? é isso mesmo. No entanto, com isto quero dizer que quando eu planejo meu futuro e vivo em função dos meus sonhos não há como o egoísmo não prevalecer, mas creio que Deus, quando nascemos de novo, coloca sonhos e projetos em nosso coração que ele mesmo se propõe a realizar, nós planejamos, nos preparamos, mas a vontade não é nossa, mas de Deus. Antes de nascermos de novo nós planejávamos o nosso futuro em função apenas da nossa vontade, mas quando morremos nossa vontade morreu, agora é a vontade de Deus que opera. É incrível a ousadia de muitos movimentos "evangélicos" onde o crente é ensinado a reivindicar "direitos" a Deus, declarar uma benção, profetizar. Quando nascemos de novo não existe mais "eu". Abraão não reivindicou a Deus o direito de ter seu filho vivo. Jó não reivindicou seus direitos sobre sua família, sua saúde e sua propriedade. Isaías não estabeleceu condições para que Deus o enviasse, porque a sua vontade de ir já tinha sido colocada em seu coração pelo próprio Deus.

             A nossa mente, emoções e vontade não existem mais, deve ser substituída pela mente de Cristo. Sua vida não te pertence, não existe mais "eu falo o que eu quero", "eu faço o que eu quero", acabou o "eu" e nasceu Cristo em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas