Não deixe de ser igreja

          A humanidade sempre criou exigências sociais para todos os tipos de assuntos que variam segundo a época e o lugar. Existem imposições de vestuário, de alimentação, de relacionamentos, de qual tipo de carro você deve comprar etc. Essas convenções sociais determinam quem possui ou quem não possui status social. Jesus não se importava com as convenções sociais de sua época e esse fato é evidenciado quando ele conversou com uma mulher samaritana.

          Jesus estava cansado da viagem que estava percorrendo da Judéia para a Galiléia. Chegou na cidade de Sicar que ficava em Samaria e sentou-se junto a um poço, era meio dia. Neste instante veio uma mulher pegar água do poço, Jesus imediatamente lhe pediu para beber. (Jo 4). Uma cena comum para nós, mas escandalizante para os padrões sociais dos judeus. Jesus estava infringindo duas regras, conversando com alguém de Samaria e ainda por cima uma mulher. Os discípulos quando viram a cena ficaram pasmos "E nisto vieram os seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Porque falas com ela?" (Jo 4.27). Os judeus não se comunicavam com os samaritanos e a mulher era inferiorizada na cultura judaica. Jesus quebrou dois paradigmas sociais ao conversar com aquela mulher. Jesus nos ensina que o evangelho não tem regras de status, não possui estereótipos, na pregação do evangelho o crente deve se despir de toda opinião preconcebida ou preocupação com a opinião pública. No Reino de Deus não existe convenções, quem quiser ser o maior será o menor, quem quiser ser exaltado será humilhado debaixo da potente mão de Deus.

           A igreja é tentada a seguir a filosofia do mundo. Temos que vestir a melhor roupa para impressionar se não não vou para o culto para passar vergonha; Nos relacionamos com as pessoas que possui boas relações nos círculos sociais; ir para o culto a pé é humilhante, se não houver um transporte digno para ir ao culto eu não vou. Isso acontece rotineiramente, pouco a pouco as exigências criadas pela sociedade se impõe ao crente ao ponto de ele esquecer a sua origem e seu papel no mundo. Na vida cristã devemos nos relacionar com todas as categorias de pessoas, Deus quer salvar todas elas; Não existe padrão de moda no Reino de Deus, as roupas que devemos vestir são a humildade, a longanimidade e a mansidão; o crente não deve se preocupar se possui o carro do ano ou se está a pé, somos peregrinos em terra estranha, quem está só de passagem em um lugar não vai se preocupar como se fosse estabelecer uma morada fixa no local. Não deixe de ser igreja quando ser igreja implica ser contra as convenções sociais; Não deixe de ser igreja quando ser igreja implica pregar o evangelho a um bêbado, a uma prostituta ou a um mendigo; Não deixe de ser igreja quando ser igreja implica ser contra o modus vivendi do mundo.

             O evangelho não premia o indivíduo mais popular da igreja; Não premia a moça ou o rapaz mais bem vestido; Não premia a pessoa que tem o carro mais caro; Não premia quem tem as amizades mais influentes; Premia sim quem segue a ordem de Jesus de carregar cada um a sua cruz.

Comentários

Postagens mais visitadas