Porque os crentes são tão "crédulos"?

              A igreja de Beréia é citada na bíblia como uma igreja exemplar por um motivo especial "Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as escrituras para ver se estas coisas eram assim". (At 17.11). Os crentes bereianos não se deixavam levar por nenhum discurso bonito, eles examinavam as escrituras diariamente para ver se a mensagem tinha respaldo bíblico.

                  A igreja de Beréia sempre é citada, mas raramente alguém segue o seu exemplo. Existem crentes que dependem apenas das mensagens do pastor tal, do presbítero tal para alimentar sua vida espiritual, não examinam as escrituras e quando o fazem já leem com um conceito preconcebido, ou seja, não tem senso crítico para estudar a bíblia à luz da própria bíblia. Um dos princípios mais importantes da interpretação bíblica é o de que a bíblia interpreta a própria bíblia. Eu não dependo da interpretação de nenhum doutor em teologia ou de um pregador itinerante para interpretá-la, os pontos obscuros da bíblia podem ser interpretados pela própria bíblia, cada crente por mais humilde que seja pode conhecer a Deus através da bíblia "E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: conhecei ao Senhor; Porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniquidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados." (Jr 31.34). A questão central é que não existe uma cultura de estudar a bíblia no meio evangélico, um estudo sistemático da bíblia é encarado como algo cansativo e os crentes delegam essa tarefa aos pastores e ministérios das igrejas. Isso possibilita com mais facilidade que surjam pregadores e pastores falsos que pregam uma mensagem misturada com conteúdo bíblico e antibíblico e não conseguimos identificar o conteúdo antibíblico porque não estudamos a bíblia.

                      Um exemplo disso são as "aberrações" que são ditas nos púlpitos sem nenhum respaldo bíblico e os crentes acreditam na aberração como se fosse uma verdade teológica. Já ouvi um pregador afirmar que Deus falou com ele através de uma galinha que falava línguas estranhas e o galo interpretava. O argumento era que Deus já usou uma jumenta para falar com um profeta. Pergunto: esse episódio bíblico dar respaldo para afirmar que a comunicação através de animais é uma maneira frequente ou mais apropriada de Deus falar conosco? sem falar que o contexto do episódio da jumenta falando era para impedir o profeta de proferir uma maldição contra Israel, ou seja, algo que implicava consequências relevantes para a história da nação. Uma história que escuto desde os meus 10 anos de idade é de que os chips serão implantados no corpo humano pela besta para indicar o sinal profetizado pela bíblia. Não existe base bíblica para essa afirmação, eu posso interpretar esse texto de várias maneiras, Deus não nos revelou como será esse sinal e como ele não revelou não podemos especular. Outro ponto são as manifestações tidas como do espírito santo, mas que na verdade não passam de puro emocionalismo. O argumento é que não podemos julgar essas manifestações. Claro que podemos! "Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo."(1 Jo 4.1). Qualquer manifestação que pretenda ser do espírito santo, mas não é encontrada na bíblia deve ser julgada.

               O combate a essas "aberrações" é uma ordem da bíblica "Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único soberano e Senhor, Jesus Cristo."(Jd 3,4).

Comentários

Postagens mais visitadas