O propósito dos milagres

               Os milagres registrados na bíblia nunca foram realizados para satisfazer o ego do ser humano. Quando Deus realiza um milagre seu propósito principal é a sua glória e para que seu nome seja conhecido. A bíblia não ensina que podemos exigir o milagre em nossa vida ao contrário o milagre acontecerá de acordo com o plano soberano de Deus.

                     No Antigo Testamento talvez o maior milagre registrado seja a passagem de Israel pelo Mar Vermelho. No entanto Deus não realizou esse milagre porque Israel era o povo escolhido e tinha o "direito" de passar pelo meio do mar em seco, Deus queria que o seu nome fosse conhecido "E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando me tiver glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros." (Ex 14.16,18). Deus abriu o Mar Vermelho para que os egípcios soubessem que só ele era Deus e não os seus deuses falsos. Logo depois Deus ordenou que os milagres que ele operara em favor de Israel servissem de memorial para as futuras gerações para que elas fossem instruídas através deles e temessem ao Senhor "Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou a pé enxuto este Jordão. Porque o Senhor vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, assim como fizera ao mar vermelho, ao qual fez secar perante nós, até que passássemos, para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte; a fim de que vós temais ao Senhor vosso Deus para sempre." (Js 4.22-24). Os milagres também tinham um propósito instrutivo para que o povo temesse a Deus.

                    No Novo Testamento os sinais e milagres acompanham a pregação do evangelho para que os pecadores ouçam e vejam o poder do evangelho "As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava"(At 8.6). A pregação acompanhada de sinais e milagres era uma característica do apóstolo Paulo "Porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem feito, para obediência da parte dos gentios, por palavras e por obras, pelo poder de sinais e prodígios, no poder do espírito santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até o ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo." (Rm 15.18,19). No Novo Testamento os milagres tem um papel evangelístico para que os ímpios creiam em Jesus e a mensagem do evangelho seja confirmada "Eles, pois, saindo, pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam." (Mc 16.20). Jesus realizava milagres para que o povo cresse que sua mensagem não era de si mesmo, mas do pai que lhe enviou, quando ressuscitou a Lázaro explicitou o seu propósito "Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu; e, por vossa causa, folgo de que eu lá não estivesse, para que creiais; mas vamos ter com ele." (Jo 11.14,15).

                   Os milagres tem um propósito evangelístico e de glorificação do nome de Deus, não pode ser usado para glorificação humana e não são "direitos" do crente. Deus realiza milagres segundo o seu propósito soberano que só ele conhece, qualquer ensino diferente é antibíblico.

Comentários

Postagens mais visitadas