A mensagem às sete igrejas da Ásia
A mensagem de Jesus às sete igrejas da Ásia é um retrato fiel da mensagem que ele proclama hoje as igrejas em geral. Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia tinham problemas e desafios comuns a igreja de hoje.
Éfeso. Jesus elogia essa igreja por seu trabalho e perseverança, porém abandonaram o primeiro amor. Hoje muitos crentes trabalham incessantemente na obra de Deus, mas perderam o amor por Jesus. Podemos transformar nosso trabalho na igreja em profissionalismo, nos tornamos profissionais da pregação e do louvor. Deus quer nosso trabalho seja impulsionado por amor a ele, não por profissionalismo.
Esmirna. Jesus não repreende essa igreja em nenhum ponto. Era uma igreja sofredora, perseguida pelos crentes falsos. Era uma igreja pobre economicamente, mas rica espiritualmente. Hoje há uma grande perseguição ao evangelho principalmente no oriente. Igrejas são queimadas, crentes são presos e torturados. A mensagem de Jesus é a mesma "Não temas o que hás de padecer. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei à coroa da vida."
Pérgamo. Essa igreja ficava localizada na cidade onde o imperador romano habitava "o trono de Satanás". Não o adorava como Deus como ele queria. Era uma igreja que não se abalava diante da perseguição. No entanto, Jesus a repreende pois alguns deles seguiam a doutrina de Balaão que provavelmente ensinava que a imoralidade sexual podia conviver entre os crentes. Esse ensino se repete hoje a imoralidade sexual é consentida em algumas igrejas como algo normal. Jesus batalhará contra eles com a espada da sua boca.
Tiatira. Essa igreja era conhecida por seu serviço, porém falsos profetas identificados por Jesus de forma genérica como Jezabel tinham se infiltrado na igreja procurando corromper seus membros, alguns se corromperam, mas o remanescente fiel permaneceu firme. Falsos obreiros pregam um evangelho distorcido nos dias de hoje, porém não obstante muitos darem ouvidos aos seus falsos ensinos, um remanescente fiel sempre permanecerá para proclamar o evangelho verdadeiro.
Sardes. Essa igreja tinha nome, era famosa, mas Jesus a repreende "Não achei as tuas obras perfeitas perante mim". Em meio a corrupção alguns não tinham contaminado as suas vestes. Algumas igrejas hoje só possui a fama, alguns crentes são apenas nominais. Há muito tempo deixaram a sã doutrina e passaram a tolerar pecados em sua vida. Que possamos estar do lado do grupo que não contaminou suas vestes e andarão com Jesus.
Filadélfia. Essa igreja representa o modelo ideal de igreja segundo o Novo Testamento. Não recuaram diante da perseguição, combateram os falsos profetas e perseveraram em seguir no evangelho verdadeiro. Jesus lhe dá preciosas promessas. Deus guardará as igrejas fiéis que não transigem com o mundo, que não cedem a pressão do secularismo e da filosofia mundana.
Laodicéia. Essa igreja era oposto da igreja de Filadélfia, se consideravam ricos devido a sua prosperidade material, mas eram desgraçados, cegos, pobres e nus. Era uma igreja morna, conformada com o mundo. Era indiferente ao clamor das almas e aos ensinos falsos. Jesus a vomitaria da sua boca. A prosperidade de uma igreja não é medida pelo acúmulo de riquezas. Esmirna era uma igreja pobre, mas rica para com Deus. A verdadeira prosperidade é andar com vestes limpas e ser refinado por Jesus.
A igreja do século XXI enfrenta desafios e problemas comuns a igreja do primeiro século. Não é a toa que Jesus escreveu a mensagem às sete igrejas da Ásia, essa mensagem na verdade foi dirigida à igreja em qualquer época e lugar.
Comentários
Postar um comentário