Abraão creu contra a esperança

      Abraão creu mesmo quando obstáculos intransponíveis lhe eram opostos. Creu mesmo quando as leis da natureza tornavam impossível o cumprimento da promessa. Não direcionou sua visão para as circunstâncias desalentadoras, mas glorificou a Deus.

            Crer quando podemos perceber as circunstâncias se configurando a nosso favor é muito fácil. Abraão não tinha motivos para crer que teria um filho. Sua idade já era avançada "E sem enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;" (Rm 4.19). Sara tinha 90 anos e não poderia ter filhos. No entanto, Abraão não desanimou "Contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus." (Rm 4.20). Abraão não duvidou da palavra de Deus "E estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer." (Rm 4.21). Abraão tinha uma percepção correta de Deus, Deus quando fala também é poderoso para fazer aquilo que foi dito. Deus não é o homem que promete e não cumpre, as vezes por má-fé ou mesmo por ser incapaz de fazê-lo, Deus nunca agirá de má-fé e é poderoso para agir. Deus prometeu a Abraão um filho e através dele uma descendência numerosa iria surgir, não seria a esterilidade de Sara e a incapacidade biológica de Abraão que iria impedir.

           A nossa fé muitas vezes se mostra vacilante diante dos obstáculos que nos afligem, se refletirmos na situação de Abraão podemos afirmar que os obstáculos que ele enfrentou eram menores do que os nossos? queremos estar no controle da situação, não suportamos colocar nossa vida no controle de Deus, ficamos inquietos. No entanto, por mais inquietos que estamos Deus usará as circunstâncias para que aprendemos a depender dele. Deus nos leva além de nossos limites para exercitamos nossa fé nele. Um atleta descobre que quando está no auge da exaustão física se ele não parar e continuar suas forças são renovadas. Na vida espiritual Deus nos leva além da nossa capacidade para descobrirmos que com ele podemos renovar as nossas forças. A adversidade pode ser cruel, mas Deus não, reconheça que no epicentro do terremoto que você está passando a mão de Deus está presente para cumprir seu propósito. A gravidade da tempestade não é sinal do abandono de Deus é um sinal de que ele te chamar para andar sobre as águas.

               Crer contra a esperança é crer mesmo sem ver. Crer, não obstante não haver motivos para crer. Não dependa de circunstâncias favoráveis para crer dependa somente de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas