A corrida cristã

    O apóstolo Paulo usa a figura do atleta para ilustrar a corrida cristã rumo ao lar celestial. Assim como um atleta tem uma vida disciplinada e cheia de restrições o crente deve se abster de tudo aquilo que o "atrasa" na sua caminhada espiritual.

    Paulo começa falando que o atleta que corre no estádio corre sem ter a certeza de ganhar o prêmio "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas só um é que recebe o prêmio? correi de tal maneira que o alcanceis." (1 Co 9.24). O crente, porém, corre com uma certeza: na linha de chegada seu prêmio será o lar celestial. Na corrida cristã não importa se você chega em primeiro lugar o importante é você chegar.  No v.25 Paulo descreve a vida disciplinada do atleta "E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível."Paulo estabelece o contraste entre o prêmio de um atleta e o prêmio de um cristão. O prêmio do atleta é passageiro, perecível. Enquanto o prêmio do cristão é eterno e indestrutível. Porém, tanto um como o outro deve exercer domínio próprio para consegui-lo. A vida de um atleta é rígida, deve ter uma alimentação programada, dormir bem, evitar certas práticas que podem prejudicar seu corpo. O cristão deve se abster de tudo aquilo que prejudica sua vida espiritual e isso não significa não apenas evitar pecar, mas qualquer coisa que pode nos desabilitar na corrida.

      Paulo novamente fala que a nossa corrida é diferente, pois nós temos certeza do nosso prêmio "Pois, eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar." (1 Co 9.26). Se o atleta que não tem certeza se vai levar o prêmio cumpre uma disciplina rígida em sua vida quanto mais nós que sabemos que venceremos se apenas chegarmos ao final, devemos empregar todos os esforços nessa corrida. Paulo escrevendo a Timóteo disse "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra" (2 Tm 2.4). Não devemos cuidar apenas em não pecar, existe muitas coisas que podem nos embaraçar na caminhada desviando o nosso foco e atrasando a nossa jornada. Nem tudo que é permitido é bom para nós. Se percebermos que algo lícito que praticamos está nos prejudicando devemos evitar em praticá-lo. Estudar não é pecado, mas pode tornar-se uma obsessão em nossa vida. Namorar não é pecado, mas pode nos afastar de Deus. Ter amigos não é pecado, mas eles podem nos influenciar com ideias erradas. Quem milita não se embaraça com negócios desta vida. Abandone aquilo que te faz abandonar Deus.

        A corrida cristã exige disciplina e domínio próprio. É uma luta diária contra tudo aquilo que pode prejudicar nosso desempenho nessa corrida. Corremos de tal maneira que possamos chegar até a linha de chegada.

Comentários

Postagens mais visitadas