"requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel."

          Despenseiro é o servo encarregado, em uma comunidade, do fornecimento e administração dos gêneros alimentícios. Aquele que cuida da dispensa, da comida. No Reino de Deus despenseiro é o encarregado de fornecer o alimento espiritual.

            O apóstolo Paulo escrevendo ao Coríntios diz: "Que os homens nos considerem ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel." (1 Co 4.1,2). Paulo não diz que o despenseiro tem que ser inteligente, bonito, ter doutorado em teologia ou possuir todos os dons espirituais. Requer-se apenas que cada um se ache fiel. Fiel naquilo para que foi chamado pelo Senhor Jesus. Paulo era fiel naquilo para que foi chamado "Portanto, vigiai, lembrando-vos que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós." (1 Co 20.31). O despenseiro luta contra o "fastio" espiritual, não cessando de exortar os crentes a ter apetite pelas coisas espirituais. O despenseiro tem cautela para que sua "comida" não seja difamada "Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós." (2 Ts 3.8). Paulo tinha tanto cuidado em que o evangelho não fosse difamado que renunciou ser sustentado pelas igrejas. O despenseiro fiel pensa primeiro no desenvolvimento do Reino de Deus do que em suas próprias necessidades.

             O despenseiro fiel cuida para que o seu alimento não seja misturado com coisas impuras "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho, seja anátema." (Gl 1.8). O apóstolo condena os que anunciam um evangelho diferente, misturado e não ignora que ele próprio pode se corromper exortando aos gálatas que se ele mesmo anunciasse outro evangelho que ele fosse anátema ou amaldiçoado. O despenseiro fiel não trabalha para si, mas para seu superior "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2.20). O despenseiro fiel tem um superior para lhe prestar contas. Ele não desvia o alimento nem o corrompe para proveito próprio. Não faz mercantilismo com sua mercadoria buscando proveito financeiro. Ele tem consciência da sua responsabilidade como despenseiros dos mistérios de Deus.

           Requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. Muitos possuem eloquência no falar, são intelectuais, possuem formação acadêmica, mas não possuem o básico, qual seja, a fidelidade no desempenho da sua função. Sejamos despenseiros fiéis.

Comentários

Postagens mais visitadas