"O amor seja não fingido"

           Em Romanos capítulo 12 versículos 9, 10, 13, 14 o apóstolo Paulo traz instruções específicas sobre o comportamento do crente em relação ao próximo. São instruções difíceis de cumprir, porém essenciais para corroborar o testemunho do crente.

            O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. (v.9) O amor do crente não é somente de palavras, não é hipócrita. Nossas atitudes não devem ser movidas por um sentimento que não existe em nós. O amor do crente deve ser fruto da abundância do amor de Deus em seu coração. O crente aborrece o mal, odeia tudo aquilo que transgride a vontade de Deus. Ao mesmo tempo se apega ao bem. As coisas espirituais não são enfadonhas para o crente, ao contrário ele tem prazer nas coisas e se apega aquilo que é bom.

            Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (v.10) O amor do crente por seu próximo se compara ao amor familiar. Amamos nossos irmãos como se fossem irmãos desde o berço. Esse amor inclui suprir as necessidades emocionais, espirituais e materiais do próximo. Inclui a aversão a intrigas, fofocas ou qualquer outro comportamento que prejudique o relacionamento fraterno. O crente está mais disposto a honrar o próximo do que a si mesmo. Temos estima pelo próximo ao ponto de honrá-lo mesmo em nosso desfavor. Isso não pode ser confundido com complexo de inferioridade ou aceitar abusos do outro.

         Comunicai com os santos na suas necessidades, segui a hospitalidade. (v.13) Aqui o apóstolo Paulo chama atenção para o suprimento das necessidades materiais do próximo. O crente deve estar atento para perceber se algum irmão está passando por necessidades materiais e que ele possa ajudar. Não devemos esperar que alguém venha pedir devemos estar alertas para uma situação dessas. Paulo também fala sobre o exercício da hospitalidade. Abrigar servos do Senhor que estão fazendo a sua obra ou pessoas de confiança que necessitam de abrigo será recompensado por Deus "E não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." (Hb 13.2). 

           Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. (v.14) Essa ordem é a mais difícil de ser cumprida, porém o crente regenerado com a nova vida em Cristo só pode emitir palavras de bençãos e não de maldição "Não tornando mal por mal, injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a benção." (1 Pe 3.9).

           Devemos abandonar toda atitude que prejudique nosso relacionamento com o próximo. Os mandamentos de Deus nessa área são muito elevados. Deus exige que tratemos com honra nosso próximo. 

Comentários

Postagens mais visitadas