"como o barro na mão do oleiro"

      Uma das figuras mais recorrentes na bíblia para descrever o relacionamento do crente com Deus é a figura do oleiro fazendo um vaso. Algumas características da técnica usada pelo oleiro para confeccionar o vaso são úteis para o nosso aprendizado. A dependência do crente em relação a Deus é a principal delas, assim como o vaso depende do oleiro para ganhar forma.

      O capítulo 18 de Jeremias é o texto mais elucidativo sobre a ilustração da construção de um vaso pelo oleiro em relação ao nosso relacionamento com Deus. "E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo suas obras sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos olhos do oleiro fazer."(Jr 18.3,4). Essa passagem nos mostra que o oleiro tem total controle sobre a sua obra, ele não presta contas a ninguém sobre a maneira como forma o vaso, ele constrói como quer. Na vida do crente certos acontecimentos nos fazem pedir "satisfação" à Deus sobre esses fatos, mas não adianta Deus não tem obrigação de prestar contas da sua obra à nós, só nos resta confiar que sua obra é perfeita. Não tentemos controlar a nossa vida ela está nas mãos do oleiro, o barro é insignificante no processo de criação do vaso ele não participa ativamente desse processo, ele é apenas um objeto nas mãos do oleiro. "Então veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jr 18.5,6). Como barro nas mãos do oleiro estamos sujeitos a sua vontade incontestável e glória a Deus, por isso!

      Quando somos barro nas mãos do oleiro não precisamos nos preocupar com os acontecimentos da nossa vida, pois sabemos que tudo faz parte do processo de aperfeiçoamento que o oleiro leva a efeito a fim de tornar-nos um vaso de honra. Quando questionamos a Deus estamos sendo insensatos "Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tem mãos?" (Is 45.9,10). Deus entende os nossos sentimentos quando em angústia nos dirigimos a ele pedindo uma intervenção, mas precisamos ter cuidado com a murmuração que revela ingratidão ao nosso Deus. Quando somos barro nas mãos do oleiro não praticaremos o pecado achando que sairemos impunes, pois ninguém nos vê "Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece? Vós, tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse ao seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe." (Is 29.15,16). Quando reconhecemos a nossa condição de barro Deus nos exalta a uma condição de vaso de honra.

       Temos um tesouro que está depositado em vasos de barro. Que possamos preservá-lo de forma digna para que o nome do Senhor seja glorificado "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2 Co 4.7).

Comentários

Postagens mais visitadas