Paciência, a arte de esperar

           O dicionário Aurélio explica o termo paciência: Qualidade de paciente. Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. Qualidade de quem espera com calma o que tarda. (...). Analisando esses significados dá para concluir que ter paciência não é nada fácil. A paciência é uma virtude que precisa ser exercitada.

             A bíblia deixa claro que Deus trata os seus servos de forma que eles desenvolvam a paciência em suas vidas. Como diz um hino da irmã Frida Vingren: "Os heróis da bíblia sagrada não fruíram logo os seus troféus." Quanto mais "esperneamos" mais o Senhor nos convoca a ter paciência. Abraão tinha 75 anos quando recebeu a promessa de que seria pai de uma grande nação, mas só teve um filho quando tinha 100 anos. Foram 25 anos de espera. Nesse intervalo de tempo Abraão precipitou-se e teve um filho com uma de suas concubinas: Ismael. Esse ato de impaciência rendeu-lhe conflitos em sua vida familiar. A precipitação é o principal cuidado que devemos ter quando esperamos algo. A paciência é um remédio justamente contra isso. Quando somos impacientes analisamos as coisas de forma racional, sem ceder por uma necessidade que tenhamos, mas estando certos de que algo melhor acontecerá. Veja que Abraão, apesar de falhar sendo impaciente, retomou sua confiança em Deus e exercitou a paciência. Em Romanos está escrito "E não duvidou da promessa por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer." (Rm 4.20,21). A paciência nos dá a certeza de que a vontade de Deus será cumprida em nossa vida.

               Quando se fala em paciência na bíblia vem logo o exemplo de Jó. Porém, vou falar de Davi. Davi foi consagrado pelo profeta Samuel para ser o próximo Rei de Israel. Samuel derramou óleo sobre a sua cabeça como mandava o protocolo e Davi foi cheio do espírito santo. A lógica era que a partir daquele momento Deus colocasse Davi no trono e derrotasse todos os seus inimigos, mas não foi assim que aconteceu. Quando Saul, o Rei de Israel de fato soube do propósito de Deus em relação a Davi começou uma implacável perseguição contra ele. Foram vários anos de perseguição. Davi teve que habitar em cavernas, no deserto e até em outros países para escapar de Saul. Em todos esses momentos não perdeu a paciência. O mais impressionante foi quando Davi teve a oportunidade de matar Saul e não matou confiando que Deus exercitaria a vingança e não ele "E disse ao homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor." (1 Sm 24.6). Mais tarde Saul morreu em uma batalha contra os filisteus e Davi reinou sobre toda a terra de Israel.

              A paciência é um dos aspectos do fruto do espírito sinônimo de longanimidade. Esperar com calma aquilo que não chega é uma tarefa árdua, mas possível. Nossa mente deve estar fixa em Deus e não no objeto da nossa espera, isso nos habilitará para que não tomemos nenhuma atitude precipitada.

Comentários

Postagens mais visitadas