Raptados por Jesus

             O arrebatamento da igreja consiste na suprema esperança da igreja. O termo arrebatamento deriva do latim raptus e significa "arrebatado rapidamente e com força." Esse conceito indica a rapidez e a imprevisibilidade do arrebatamento. Os crentes serão literalmente raptados sem ninguém ver ou ouvir, será um evento oculto ao mundo.

             O Antigo Testamento fornece um vislumbre do que seria o arrebatamento. Enoque foi levado para Deus e ninguém nunca mais o viu "E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou" (Gn 5.24). Elias também foi "arrebatado" "E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu em um redemoinho."(2 Rs 2.11). Esses casos são extremamente peculiares, Elias e Enoque não voltaram à terra, subiram para os ares, o que muito se assemelha com o arrebatamento da igreja. Porém existem algumas diferenças básicas. O arrebatamento da igreja é imprevisível, enquanto Elias sabia que iria subir "Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti." (2 Rs 2.9a). O arrebatamento da igreja é invisível aos que não irão subir, enquanto Eliseu viu Elias subindo "O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, as rasgou em duas partes." (2 Rs 2.12). O arrebatamento de Enoque e Elias é um mistério. Em nenhum momento Jesus ou os apóstolos ilustraram o arrebatamento da igreja com os arrebatamentos de Enoque e Elias o que indica que os dois fenômenos não se confundem. É um mistério.

           Em 1 Tessalonicenses 4.13-16 o apóstolo Paulo explica minuciosamente como se dará o arrebatamento da igreja. Primeiro ele delimita a sequência do arrebatamento "Os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos aos que dormem."  Os crentes vivos no momento do arrebatamento não serão levados antes dos que estiverem mortos. Paulo, a seguir diz "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus;" Essa é uma questão difícil de explicar. Se o arrebatamento é algo oculto aos olhos do mundo como Jesus virá com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus? A resposta mais razoável é que Jesus virá dessa forma para os salvos, enquanto o mundo não perceberá nada. "E que os morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor no ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." Primeiro os mortos ressuscitarão, depois os que estiverem vivos terão seus corpos transformados e se reunirão com Cristo para sempre.

               A imprevisibilidade e rapidez do arrebatamento deveria conclamar todo crente a empregar toda a diligência em se preparar para esse grande dia. O ladrão não avisa quando irá roubar, o arrebatamento não tem data marcada.

Comentários

Postagens mais visitadas