O padrão bíblico da liderança

      O resumo do padrão bíblico da liderança foi dado por Jesus: "Não será assim entre vós; mas todo aquele quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós, quiser ser o primeiro, seja o vosso servo" (Mt 20.26,27). A primeira lição de um líder é servir. No Reino de Deus o processo é diferente.

      O Rei Davi valorizava os seus liderados. Reconhecia o trabalho de cada um e não usava seu cargo para fugir de responsabilidades. No capítulo 30 de 1 Samuel a bíblia relata a libertação da cidade de Ziclague promovida por Davi. Seiscentos homens estavam com Davi para guerrear contra os amalequitas e libertar a cidade de Ziclague "E, segui-os Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os que ficaram atrás pararam." (1 Sm 30.9). No versículo 10 é dito que 400 homens prosseguiram atravessando o ribeiro, porém 200 homens estavam tão cansados que não conseguiram atravessar. Os 400 homens pelejaram contra os amalequitas e libertaram a cidade de Ziclague. Porém, quando os homens foram repartir os despojos (os bens conseguidos na guerra) alguns dentre eles não queriam repartir com o 200 que ficaram para trás "Então, todos os maus e filhos de Belial, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e se vá." (1 Sm 30.22). Davi porém, não concordou "Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão. (1 Sm 30.24b). Davi reconheceu o trabalho daqueles que ficaram com a bagagem. Não considerou o trabalho deles insignificante. Um líder sabe reconhecer o valor do seus liderados mesmo que o trabalho deles pareça sem importância. 

        O apóstolo Paulo tinham um imenso apreço pelo seus liderados e cooperadores no evangelho "Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." (2 Co 12.15). Ele cita diversos cooperadores pelo nome e reconhece como eles foram importantes no seu ministério "Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado" (Cl 4.7); "E se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco. Porque trabalha na obra do Senhor, como eu também." (1 Co 16.10); "Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto ao nossos irmãos são embaixadores das igrejas e glória de Cristo." (2 Co 8.23); "O Senhor conceda misericórdia a casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias." (2 Tm 1.16). O líder cristão reconhece que não tem capacidade de fazer nada sozinho. A liderança não é um status no qual a pessoa somente recebe privilégios e recompensas. Na verdade, no Reino de Deus quanto maiores os privilégios maiores as responsabilidades, quanto maiores os cargos mais se exige o serviço. Jesus, o padrão de conduta do cristão era um líder-servo não utilizou a sua glória para se autopromover "Bem como o filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mt 20.28).

        A liderança não é sinônimo de grandeza, de superioridade. No Reino de Deus o líder é aquele que mais serve, é aquele que está na frente no campo de batalha, o último a sair de um navio em naufrágio. Como argumentou Jesus: Quem é maior em uma mesa: os que estão assentados ou aqueles que estão servindo? O líder cristão é responsável em oferecer alimento ao rebanho.

Comentários

Postagens mais visitadas