A linguagem cristã

     A linguagem consiste em um meio de identificação de um grupo e um poderoso instrumento para comunicar ideias e pensamentos. A linguagem não se restringe à fala, ela pode ser expressada por meios de gestos ou sons específicos. O povo de Deus deve utilizar uma linguagem que retrate sua transformação de vida e não a linguagem vulgar do mundo.

      A linguagem de duplo sentido principalmente para comunicar uma expressão relativa a relações sexuais tem se popularizado tanto na sociedade que as pessoas a mencionam naturalmente sem compreender o sentido oculto da palavra. Na música, na literatura ou na mídia esse recurso é tão utilizado que tornou-se indispensável. As palavras de duplo sentido são utilizadas principalmente no humor como se ser engraçado dependesse desse tipo de mensagem subliminar. Nós, cristãos como propagadores de uma mensagem gloriosa devemos ter redobrado cuidado em utilizar em nossas conversações palavras que exprimam o caráter do Reino de Deus. Uma linguagem sadia, clara, sem malícia causa um impacto que pode determinar um bom resultado no nosso objetivo de ganhar almas para o Reino de Deus. As pessoas querem ouvir palavras que atinjam o âmago da sua alma. Querem ouvir algo diferente do que ouvem todo dia nos seus lares muitas vezes desestruturados onde os insultos e as palavras torpes são constantes. Em nossas conversas nossas palavras devem refletir a nossa alegria em viver para Cristo, o nosso repúdio pelas práticas pecaminosas e o nosso desejo e certeza da volta de Cristo e da nossa morada celestial.

        O apóstolo Paulo elencou algumas expressões que não devem estar em nosso vocabulário por sermos salvos em Cristo "Mas a prostituição, e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas, antes, ações de graças." (Ef 5.3,4). Torpeza é a linguagem indecente, baixa, obscena. Paulo cita em outra passagem esse dever do crente "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação para que dê graça aos que a ouvem" (Ef 4.29). Parvoíce é a linguagem imbecil, idiota, sem inteligência. Um ato que aparentemente não é pecado. Porém, dizer coisas sem pensar, falar asneiras que não contribuem em nada para edificação espiritual de ninguém é pecado. Entra nessa lista as pessoas que procuram discutir questões relacionadas a bíblia sem importância nenhuma ou que dizem algo sem a menor certeza do que está falando interpretando as coisas à sua maneira sem base bíblica e repassando tolices sem sentido. Falar besteiras é pecado. Chocarrice são gracejos indecentes que revelam falta de respeito e indiferença ao sentimento do próximo. São os trocadilhos para zombar de alguém ou os apelidos dados. São as brincadeiras sem graça.

          A linguagem do crente deve refletir a sua condição de membro do Reino de Deus. O crente deve evitar a linguagem indecente, obscena, imbecil, idiota e os gracejos indecentes. 

Comentários

Postagens mais visitadas