Cuidando da nossa mente

         A nossa mente é o centro da nossa vontade e pensamentos, através dela nossas atitudes são determinadas. A bíblia é exaustiva ao tratar do cuidado que devemos ter em manter uma mente sadia, livre de pensamentos pecaminosos e que possam controlar o nosso comportamento. O pecado não nasce com o ato praticado, porém ele é concebido no íntimo do nosso ser.

            O apóstolo Paulo ordenou pensarmos em coisas boas "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e há algum louvor, nisso pensai." (Fp 4.8). Em outras palavras Paulo estava dizendo: "pensem em coisas que tragam algum proveito espiritual". Jesus também falou sobre o cuidado com a mente "A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, todo o teu corpo será luminoso; Mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso."(Lc 11.34). É claro que Jesus não estava falando do olho como órgão do corpo humano, porém ele estava ressaltando o fato de que a nossa visão é responsável por trazer coisas boas ou ruins à nossa mente. Nós, guardamos em nossa mente aquilo que vemos. Neste sentido, Jó falou "Fiz, aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?" (Jó 31.1). Quando Paulo menciona as armas da guerra espiritual que o crente trava em Efésios 6 ele cita o "capacete da alvação". Esta arma protege o nossos pensamentos da incredulidade, do desânimo, do medo. Jesus falou "Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mt 6.21). Em outras palavras, onde os vossos pensamentos estiverem fixados aí estará as vossas prioridades.

           O profeta Isaías declara "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Is 26.3). A melhor maneira de proteger a nossa mente é enchê-la com a palavra de Deus "Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios(...) Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite;" (Sl 1.1). Paulo declara que o novo nascimento produz uma mudança de mente "E não serdes conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2). Em Efésios ele ordena se despojar do velho homem com sua mentalidade mundana "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; (Ef 4.22,23). Tiago descreve o processo do pecado "Mas, cada um tentado, quando atraído e seduzido pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá a luz o pecado; e, o pecado, sendo consumado gera a morte; (Tg 1.14,15). A nossa mente é atraída pelo pecado, nenhum pecado é cometido se antes ele não for visualizado na mente.

         O cuidado com a mente é um tema bastante recorrente na bíblia. Jesus foi bastante enfático neste assunto, os apóstolos continuaram a tratar desse ensino e nós somos alertados a pensar somente naquilo que tem "algum louvor".

Comentários

Postagens mais visitadas