"Agonizai por entrar pela porta estreita"

          O evangelho não é um caminho de flores. A associação entre carregar uma cruz e seguir a Cristo é bastante significativa, denota um esforço, um sacrifício contínuo em caminhar nas veredas do mestre. O evangelho fácil, imediatista e considerado como uma moeda de troca pregado pelas igrejas Neopentecostais não poderia ser mais enganoso.

               Jonhatan Edwards, um dos mais célebres pregadores de todos os tempos, em um sermão sobre a agonia de Cristo explicou o sentido de um dos textos mais conhecidos da bíblia "Esforçai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão." (Lc 13.24). Assim ele se expressou: A palavra "agonizar" significa propriamente um conflito intenso, como o que se percebe nas corridas e nas lutas. Portanto, em Lucas 13.24, "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita", a palavra traduzida como "esforçai-vos" é literalmente agonizheste, "agonizai por entrar pela porta estreita". Esta palavra é especialmente usada para o tipo de conflito que naqueles dias eram exibidos nos jogos olímpicos, nos quais os homens lutavam para dominar os demais nas corridas e lutas ou outras modalidades. (Augustus Nicodemus Lopes. A Bíblia e seus intérpretes, pág 173). No dicionário informal agonizar significa: Estado de transição ou sofrimento que precede a morte. Tudo isso denota a extasiante tarefa de viver o evangelho. Assim como um atleta olímpico submete-se a disciplinas rigorosas para ter um bom preparo, o crente submete-se as disciplinas da vida cristã para se preparar para a vinda de Cristo. A bíblia não ensina um evangelho de recompensas imediatas, um evangelho light, que não nos obriga a realizar um esforço constante.

                 Isso não quer dizer que o crente é salvo pelas obras. A nossa salvação já foi consumada na cruz do calvário, porém a natureza da vida que o evangelho requer impõe uma disciplina rigorosa. Alguns textos bíblicos são ilustrativos neste sentido "Como está escrito: por amor de ti somos entregues à morte todo dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro." (Rm 8.36). Este texto concorda com a ideia de que o crente "agoniza" por entrar pela porta estreita e com o significado de agonizar como um estado transitório ou sofrimento que precede à morte. O crente vive na iminência de ser morto por perseguição do inimigo, dos intolerantes ao evangelho ou até mesmo por seus próprios irmãos. Paulo apresenta a caminhada espiritual como uma grande guerra "Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas." (1 Tm 6.12). Milícia pode significar "arte e prática da guerra". A bíblia chega até mesmo a enumerar as armas que devemos usar na guerra espiritual em Efésios 6. Em uma guerra precisamos estar alertas, preparados.

                O evangelho pregado pela teologia da prosperidade não condiz com o evangelho apresentado pela bíblia. O evangelho não oferece recompensas imediatas, facilidades e prerrogativas. Ao contrário, na bíblia o evangelho é associado ao termo agonizar, a uma guerra, a um atleta olímpico em um esforço para vencer. Somos entregues à morte todo dia.

Comentários

Postagens mais visitadas