"Abraão, saiu, sem saber para onde ia"
O futuro sempre é incerto. Não sabemos o que nos reserva e por isso ficamos ansiosos. Estabelecemos um plano e quando algo acontece que foge ao nosso "programa" ficamos desesperados. Imagine sair de um lugar e não ter a menor ideia de onde ir? Nós nunca faríamos isso! Nós queremos sempre ter o controle da situação.
Em Atos capítulo 7 lemos a história de Abraão relatada por Estevão. Através do seu relato descobrimos coisas que não estão escritas no capítulo 12 de Gênesis. Por exemplo, o fato de que abraão não obedeceu logo ao Senhor, ele saiu de Ur do Caldeus para habitar na cidade de Harã e somente quando seu pai faleceu é que ele foi habitar em Canaã (At 7.4). No entanto Deus lhe tinha ordenado sair da sua terra e da sua parentela antes de Abraão habitar em Harã (At 7.2,3). No entanto, Abraão consiste em um grande exemplo de fé. Deus lhe ordenou que ele saísse da sua terra natal, o lugar onde ele nasceu e se criou, porém não disse para onde. "Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hb 11.8). Imagine Deus nos ordenando isso! para começar geralmente nós nunca confiamos no controle de Deus em nossa vida mesmo quando ele providencia todas as coisas. Imagine ele nos mandando ir para um lugar e não dizer qual é o lugar? A ansiedade nos oprimiria. Questionamentos incessantes viriam em nossa mente. Como vou chegar nesse lugar se eu nem o conheço? quando chegar lá onde vou habitar? onde vou trabalhar para ganhar o sustento diário? e se eu não for bem recebido na cidade? Abraão, no entanto, foi. Segundo um antigo pastor "Abraão não sabia para onde ia, mas sabia com quem ia.
O apóstolo Paulo também vivia sem a menor perspectiva quanto ao seu futuro. "Eis, que agora que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o espírito santo me revela, dizendo que de cidade em cidade me esperam prisões e tribulações." (At 20.22,23). Israel passou 40 anos no deserto. No deserto são muitas as preocupações: fome, sede, animais ferozes. Qual a perspectiva de depois de 40 anos chegar a uma terra que "mana leite e mel"? o crente não pode confiar em seus próprios planos. Não é errado cuidar do futuro. Porém, não podemos confiar naquilo que estabelecemos para a nossa vida, isso é confiar no homem. A vida não é previsível, são muitos os fatores que podem colocar a nossa vida de "cabeça para baixo". Se colocarmos a nossa confiança em nosso "programa de vida" o que acontecerá conosco quando tudo der errado? se a nossa confiança está em Deus nenhum imprevisto pode nos abalar, porque não há imprevisto para Deus. Tentar prever o amanhã sem confiar em Deus é presunção "Não presumas o dia de amanhã, porque não sabeis o que ele trará." (Pv 27.1). "Digo-vos, que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece."(Tg 4.14).
A imprevisibilidade e brevidade da nossa vida deve fazer com que não confiamos em nossos planos, mas como Abraão: "sair sem saber para onde ir", sabendo com quem iremos.
Comentários
Postar um comentário