Siga a minoria
Na história bíblica aqueles que se postam ao lado do Senhor na defesa da sua palavra e na propagação do seu reino sempre são a minoria. A obra de Deus é feita por poucos. Poucos refletem o caráter de Cristo. Poucos renunciam o egoísmo. Poucos tomam a sua cruz e seguem a Jesus.
O dilúvio foi um julgamento de Deus contra a humanidade corrompida. Porém, nem todos foram julgados. Deus achou um homem justo no meio da devassidão. No entanto, apesar de a humanidade já ser numerosa, apenas 8 almas se salvaram "Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; Na qual poucas, (isto é, oito) almas se salvaram pela água;" (1 Pe 3.20). Deus prometeu à Israel a terra prometida, o contingente de pessoas que atravessaram o deserto em direção a Canaã girava em torno de 2 a 3 milhões de pessoas. Porém, da geração que foi libertada da terra do Egito através do Mar Vermelho apenas duas pessoas entraram de fato na terra de Canaã "Então a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e jurou dizendo: Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, Isaque e Jacó! Porquanto não perseveraram em seguir-me; exceto Calebe, filho de Jefoné o Quenezeu, e Josué, filho de Num, Porquanto perseveraram em seguir ao Senhor." (Nm 32.10-12). Gideão era líder de um exército numeroso para lutar contra o midianitas, porém alguns desertaram ao ponto de sobrarem apenas 300. Com esses trezentos Deus libertou Israel dos midianitas. (Jz 7).
O reinado de Acabe em Israel foi marcado pela impiedade. Foram poucos os que se apartaram do culto idólatra a Baal "Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, toda a boca que não o beijou." (1 Rs 19.18). Na história de Israel sempre houve um remanescente ou um resto que não seguiu a maioria com seus pecados de idolatria e prostituição "Também Isaías clama acerca de Israel: ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo." (Rm 9.27). No novo Testamento não é diferente, no ministério de Jesus na terra multidões o seguiam "E seguiram-no grandes multidões e curou-as ali." (Mt 19.2). No entanto quando seguir a Jesus não era mais conveniente o número diminuiu, quando o espírito santo revestiu os discípulos de poder no dia de pentecostes apenas 120 estavam reunidos "E levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase 120 pessoas) disse:" (At 1.15). No final da sua vida o apóstolo Paulo estava desamparado não tinha ninguém que o auxiliasse, poucos perseveraram em cooperar com ele na pregação do evangelho "Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto não lhes não seja imputado." (2 Tm 4.16). "Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério." (2 Tm 4.11).
Siga a minoria. O ditado "a voz do povo é a voz de Deus" não poderia ser mais enganoso. Geralmente a maioria que exalta a Deus é a mesma que grita: crucifica-o.
Verdade irmão. Suas palavras me ensinam e alegram o meu coração
ResponderExcluirVerdade irmão. Suas palavras me ensinam e alegram o meu coração
ResponderExcluirobrigado :)
ResponderExcluir