Qual é o fim supremo e principal do homem?

            A reforma protestante trouxe profundas mudanças no cristianismo. Em reação à paganização do catolicismo romano os reformadores procuraram resgatar o valores e princípios ensinados por Cristo até então negligenciados. Um importante aliado para atingir esse objetivo foram as confissões e os catecismos. O nome catecismo pode parecer estranho quando utilizado pelos protestantes. Porém, o nome catecismo significa "instruir a viva voz" e consiste em um padrão doutrinário pelo qual uma igreja adota.

               Um desses catecismos foi o "Catecismo Maior de Westminster". Ressalte-se que a produção de catecismos foi extremamente importante para instruir os primeiros protestantes. Lembre-se que eles tinham acabado de abandonar a igreja católica e não tinham pleno conhecimento dos princípios ensinados pela reforma. A produção de catecismos não tinham o intuito de abandonar a bíblia, ao contrário todas as suas declarações eram acompanhadas de referências bíblicas. Até porque era contra a substituição da bíblia como uma única regra de fé e prática que os reformadores estavam protestando. Geralmente o formato dos catecismos e das confissões consistia em uma pergunta e em uma resposta que lhe seguia acompanhada de referências bíblicas. A primeira pergunta do Catecismo Maior de Westminster foi assim formulada "Qual é o fim supremo e principal do homem?" e logo depois é declarada a resposta "O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre." Em seguida é fornecida as referências bíblicas em que se baseia a resposta: Rm 11.36; 1 Co 10.31; Sl 73.24-26; Jo 17.22-24. Para que se possa ter uma ideia de como os catecismos foram importantes na instrução dos primeiros protestantes vejamos as perguntas de número dois e três e quatro do Catecismo Maior de Westminster: Pergunta 2. De onde se infere que há um Deus? Pergunta 3. O que é a palavra de Deus? Pergunta 4. Como se demonstra que as escrituras são a palavra de Deus? Todas essas perguntas são acompanhadas das respostas e respectivas referências bíblicas.

             Analisemos a Pergunta 1 do Catecismo Maior de Westminster: Qual é o fim supremo e principal do homem? É incrível como em uma simples declaração de duas linhas pode haver tanto ensino teológico para nossas vidas e em como essa declaração é atual: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre. Essa declaração é linda demais! Responde satisfatoriamente a dúvida existencial de todo ser humano: Porque eu nasci? Para o evangelho individualista e egocêntrico de hoje é uma dura repreensão. O fim principal do homem não é realizar seus sonhos; Não é buscar alívio para o seu sofrimento; Não é ser próspero. A felicidade do crente não está nas suas conquistas; Nas suas realizações ou na ausência de sofrimento. O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre. O ser humano só pode encontrar a felicidade quando viver para glorificar a Deus e alegrar-se nele. O crente só pode viver plenamente sua vida espiritual quando fizer todas as coisas para glorificar a Deus e não para alimentar o seu ego; Quando alegrar-se somente em Deus e não nas coisas terrenas; Quando Deus for o seu maior bem. O apóstolo Paulo ordenou essas duas coisas "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31). "Regojizai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regojizai-vos." (Fp 4.4).

              Glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre. Essa é a nossa razão de existir. Obedecendo essas ordenanças encontraremos a felicidade que não depende das circunstâncias.

Comentários

Postagens mais visitadas