A fé sempre produz uma reação

        A fé salvífica não é algo estático. Não é simplesmente uma atitude mental em crer em algo. Não basta dizer eu creio em Deus. Até os demônios creem e estremecem. A fé salvífica sempre produz uma reação. Sempre retira a pessoa de um lugar para outro, de uma condição para a outra. É impossível ter fé em Cristo e permanecer a mesma pessoa.

        Hebreus 11.1 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." Logo depois, são citados vários exemplos de pessoas que demonstraram essa fé. "Pela fé, Abraão sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber por onde ia."(Hb 11.8). Abraão teve uma fé que produziu uma reação: ele obedeceu. Somente pela fé Abraão poderia sair de um lugar para outro sem saber para onde ia. Abraão não teve uma atitude mental de fé, ele demonstrou na prática. Quando Deus ordenou que ele saísse da sua terra e não informou para onde, ele foi. Ele obedeceu. "Pela fé, Noé divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para a salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hb 11.7). Noé teve uma fé que produziu uma reação: ele temeu e preparou a arca. Somente a fé salvífica poderia convencer Noé que realmente viria um grande dilúvio sobre a terra e que ele precisava construir uma arca enorme, um empreendimento impressionante para a época. Não existia perspectiva nem de chover. Porém, pela fé Noé temeu e preparou a arca, pois um grande dilúvio cairia sobre a terra. Provavelmente ele foi ridicularizado e tido por fanático, mas ele creu.

           "Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída do filhos de Israel e deu ordem acerca do seus ossos." (Hb 11.22). A fé de José produziu uma reação: ele deu ordem para que seu ossos fossem levados quando Israel saísse do Egito. Não exigia a menor perspectiva de isso acontecer. Israel estava sobre o jugo dos egípcios. Porém, a fé de José viu o invisível. Ele viu Israel saindo do Egito e providenciou séculos antes de isso acontecer que os seus ossos não ficassem enterrados no Egito, mas fossem levados juntos. "Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus, do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado;" (Hb 11.24,25). A fé de Moisés produziu uma reação: ele recusou ser chamado filho da filha de Faraó e escolheu ser maltratado com os hebreus. Como filho da filha de Faraó Moisés teria os privilégios de um príncipe, porém um príncipe terreno. A fé de Moisés viu além, ele se viu no reino celestial como um príncipe. Pela fé ele escolheu ser maltratado, porque compreendeu que é melhor ser maltratado como crente do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado. Quem diz ter fé e em sua vida não se percebe uma reação está mentindo. A primeira reação para quem tem uma fé em Cristo é abandonar uma vida de pecado. É escolher, antes, sofrer do que por um pouco espaço de tempo ter o gozo do pecado.

            A fé salvífica é dinâmica. Ela não se resume em uma decisão mental de crer em Jesus. A fé não é algo teórico, é algo prático. A fé é demonstrada em nosso viver. Pode ser visto. É algo concreto, não abstrato.

Comentários

Postagens mais visitadas