Qual a vontade de Deus para a minha vida?

           Como saber a vontade de Deus? Geralmente, as pessoas usam diversos métodos para descobri-la, desde os mais razoáveis até os mais absurdos. A vontade de Deus não é um mistério insondável, ele revelou em sua palavra tudo o que precisamos para viver de forma agradável a seus olhos. 

            "Pegue sua bíblia, abra-a e o primeiro versículo que você ler é a resposta de Deus para você"; "Eu sinto, eu percebo que esta é a vontade de Deus para a minha vida"; "As coisas estão dando certo só pode ser uma porta que Deus está abrindo" "As coisas estão dando errado isso é um sinal de que esta não é a vontade de Deus". Esses são alguns métodos utilizados pelas pessoas para descobrir a vontade de Deus. O primeiro é óbvio que é um absurdo! como eu posso descobrir a vontade de Deus abrindo aleatoriamente a bíblia e encontrando um versículo?! O segundo método é muito sutil. Muitas pessoas se guiam por ele. Sentir ou perceber que algo é a vontade de Deus para a sua vida não é garantia de que realmente é. A única garantia que você pode encontrar é estar fazendo a sua própria vontade. Sentimentos são traiçoeiros não podem servir de parâmetro para ninguém. O terceiro método também é bastante sutil. Quando as coisas estão dando certo é natural pensarmos que estamos dentro da vontade de Deus. Porém, há um caso na bíblia que desmente isso. O rei Davi estava sendo perseguido por Saul e Davi encontrou uma oportunidade ímpar de matá-lo, porém não matou. Saul tinha escolhido três mil homens para perseguir Davi. No caminho, encontrou uma caverna e ali entrou para descansar. Não é que Davi e seus companheiros estavam lá e Saul não sabia. Os companheiros de Davi concluíram logo "Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos." Davi, porém não entendeu assim e disse que não mataria um ungido do Senhor. (1 Sm 24.1-7). Davi não concluiu que aquela era a vontade de Deus só porque tudo deu certo.

             O quarto método também não é eficaz para sabermos a vontade de Deus. O fato de tudo está dando errado não é garantia de que algo não é a vontade de Deus. O apóstolo Paulo recebeu uma profecia sobre o sofrimento que ele ia passar em Jerusalém "E, demorando-nos, ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o espírito santo: assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios." (At 21.10,11). Os discípulos começaram a chorar e rogaram a Paulo que não fosse a Jerusalém. No entanto, Paulo estava determinado a ir. Ele não concluiu que não era a vontade de Deus só porque as coisas dariam errado. Escrevendo aos Tessalonicenses Paulo declara: "Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; (1 Ts 4.3). Este é o principal método para conhecer a vontade de Deus. As minhas escolhas devem contribuir para a minha santificação. Existem relacionamentos, empregos ou mudança de cidade que vão arruinar a nossa santificação. Por outro lado, existem decisões que são neutras, qualquer caminho que escolhermos Deus irá nos abençoar. Não podemos viver paranoicos perguntando a nós mesmos em qualquer situação fútil se estamos dentro da vontade de Deus ou não. Deus nos deu inteligência e discernimento espiritual para descobrirmos a vontade de Deus em certas situações. Escolher o curso de uma universidade em regra depende da sua aptidão e determinação para cursar, Deus intervirá em situações excepcionais. Escolher alguém para casar depende da vontade recíproca e da espiritualidade dos dois. Não precisa uma revelação para escolhermos.

               Em Salmos está escrito: "Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração." (Sl 37.4). Agostinho, um teólogo da antiguidade, declarou: "Ame a Deus e faça tudo o que você quiser". Essa declaração pode servir de interpretação deste salmo. Quando amamos a Deus iremos desejar somente coisas que agradarão a Deus, então ele irá conceder os nossos desejos e podemos fazer tudo o que quisermos. Esse é o grande segredo quando amamos a Deus é fácil descobrir a sua vontade.

Comentários

Postagens mais visitadas