Evangelho pragmático: o que é mais importante, resultados numéricos ou transformações?
Pragmático é aquilo que se refere a objetivos práticos. Uma pessoa pragmática é movida por resultados práticos, não importa o método utilizado desde que o resultado seja satisfatório. Ex: Um time de futebol que não encanta os torcedores, mas vence todos os jogos. O técnico desse time seria considerado pragmático, o que importa é o resultado, não a maneira de jogar.
Igrejas tem adotado um evangelho pragmático que não se coaduna com a bíblia sagrada. O entretenimento é o carro-chefe para o crescimento. Ringues de boxe, concurso de dança, shows excêntricos são algumas "atrações" que tem invadido o púlpitos. Milagres, unção de todos o tipos tem substituído a mensagem de arrependimento e redenção em Cristo. Um pastor de uma igreja Neopentecostal prometeu que iria "esvaziar" a memória de um homossexual e que ele iria esquecer que um dia praticou a homossexualidade ao ponto de não ter mais desejo de praticar. O "milagre" aconteceu e ao ser perguntado se um dia tinha sido homossexual o rapaz não tinha a miníma ideia do que o pastor estava falando. A "cena teatral" foi vista por milhares de pessoas que frequentam os cultos nessa igreja. Esse é o argumento dos evangelistas pragmáticos: "Nós pregamos um evangelho que dá resultado. São mais de dez mil pessoas por culto em nossa igreja". Daí cabe a pergunta: "É mais importante os resultados numéricos ou transformações de vidas?" Resposta: os dois. A doutrina bíblica nunca pode ser substituída por métodos de crescimento antibíblicos e a igreja nunca pode se conformar com um templo vazio de membros. Doutrina bíblica e crescimento andam juntos.
O método preferido de crescimento nas igrejas hoje é a seleção de mensagens. Mensagens impopulares não são pregadas. É como se fosse uma corrida eleitoral você tem que agradar o ouvidos do eleitor, dizer o que ele gosta de ouvir. Depois vem o emocionalismo, atingir o íntimo do ser humano tocar em suas necessidades. Elimina-se a razão, a pessoa não pode pensar. Porém, Jesus nunca selecionou mensagens. Sua mensagem central era "arrependei-vos". Confrontou o israelitas pregando mensagens intragáveis para eles. Falou sobre o terrível destino do inferno. O apóstolos, da mesma forma, pregaram todo o "conselho de Deus". Pedro, em uma pregação, onde quase três mil pessoas foram salvas não utilizou métodos pragmáticos, mas a sã doutrina bíblica. Uma igreja onde a bíblica é a única regra de fé e prática, onde a pregação expositiva ocupa o espaço devido na liturgia, onde a Escola bíblica Dominical não é negligenciada nunca precisou de métodos de entretenimento e manifestações bizarras supostamente espirituais para crescer. Falo particularmente da igreja Assembleia de Deus, a maior igreja evangélica do país, que nunca precisou desse métodos para o seu crescimento e que não pode se render agora a essas extravagâncias.
Número de membros e novo nascimento são valores que a igreja precisa buscar constantemente. Não se pode excluir um ou outro.
Comentários
Postar um comentário