"Pôs a eternidade no coração do homem"

       "Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim." (Ec 3.11). A consciência da eternidade está implantada no coração do ser humano, porém vivemos tão bem aqui que esquecemos do porvir.

         A multiplicidade de religiões no mundo não provam que todas levam a Deus, apenas constata que no espírito humano há uma consciência de uma vida após a morte, o desejo inato de encontrar-se com o seu criador. O apóstolo Paulo viajando pela Grécia observou a idolatria da nação e contemplou os diversos deuses adorados pelos gregos, inclusive um Deus desconhecido "Porque, passando eu e vendo vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que vos anuncio." (At 17.23). Os seres humanos buscam a Deus em meio as trevas e tateando como um cego procuram alcançá-lo. O Juízo final, a remissão pelos pecados através de sacrifícios, normas éticas de comportamento são elementos presentes em qualquer religião apontando para o fato inequívoco que temos o senso de eternidade em nosso coração. Mesmo na ignorância os homens procuram meios de alcançar a vida eterna.

          O patriarca Abraão tinha uma visão da eternidade "Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tinha fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus." (Hb 11.9,10). Moisés da mesma forma "Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado. Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; Porque tinha em vista a recompensa." (Hb 11.25,26). Podemos ver que hoje nossa visão é completamente oposta, temos uma visão completamente terrena. A igreja passa por um processo de secularização onde a nossa recompensa está aqui, não na eternidade. Não esperamos cidade futura alguma, parece que não morreremos nunca. Construímos projetos, investimentos dinheiro e tempo para o nosso bem-estar aqui. Podemos nos comparar ao rico insensato que construindo celeiros e mais celeiros para armazenar sua riqueza, no dia da sua morte não tinha entesourado nada para a vida eterna.

           "Pôs a eternidade no coração do homem". Não basta saber que há uma eternidade após a morte devemos viver como se realmente acreditássemos nisso. Estamos construindo castelos com alicerce na areia, um dia eles ruirão e o que temos preparado para quem será? 

Comentários

Postagens mais visitadas