Uma hora com Deus

         "E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste orar comigo?" (Mt 26.40). Essa passagem retrata os últimos dias da vida de Jesus no jardim do Getsêmani. Em meio a sua angústia Jesus reserva um tempo de oração, porém seus discípulos adormecidos não puderam orar com ele. Nós, igreja de Cristo, nem ainda uma hora podemos orar?

      Um momento íntimo de oração sempre foi praticado pelos servos de Deus ao longo da bíblia. Abraão quando saiu de sua terra em obediência a ordem de Deus construiu um altar e ali invocou o nome do Senhor "E era Abrão muito rico em gado, em prata e ouro. E fez as suas jornadas do sul até Betel, até o lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; até o lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor." (Gn 13.2-4). Isaque orava no campo quando encontrou-se com sua futura esposa rebeca "E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo." (Gn 24.63,64). Quando Jacó lutou com um anjo ele estava só provavelmente em um momento íntimo com Deus "Jacó, porém, ficou só; e lutou com um homem, até que a alva subiu." (Gn 32.24).  Davi orava continuamente a Deus "De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei e Deus ouvirá a minha voz." (Sl 55.17).

     O próprio Jesus tinha momentos íntimos com Deus, frequentemente ele se afastava da multidão para orar "E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto e ali orava." (Mc 1.35). Jesus também ensinou a orar em secreto, além das orações regulares no templo "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu pai que está em secreto; e, teu pai que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mt 6.6). Esse versículo enfatiza a necessidade de uma oração íntima a Deus, ou seja, é edificante orar nos cultos e no templo, mas também é necessário reservarmos um tempo em nossa casa, em nosso quarto, ou em um lugar isolado para orarmos. Isso porque a necessidade de orar é constante e não temos acesso ao templo 24 horas por dia. Outro argumento é que a oração íntima nos ajuda a não sufocarmos diante da rotina, é um momento de comunhão com Deus em meio ao estressante dia-a-dia. Paulo ordenou a igreja de Tessalônica "orai sem cessar", ou seja, todo momento é propício para orarmos, no ônibus, no banheiro do colégio, no refeitório da empresa, não importa, nossos pensamentos devem estar conectados com os céus. Não precisa fechar os olhos para orar.

            Uma hora com Deus é necessário para renovarmos nossa comunhão com ele. A bíblia está repleta de exemplos de servos de Deus que reservavam um momento do seu dia e procuravam um lugar isolado para orar ao Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas