Deus usa qualquer um

          Deus não escolhe uma pessoa para realizar a sua obra por ter habilidades específicas ou qualidades incomparáveis. Ao analisarmos os personagens bíblicos que foram usados por Deus podemos identificar desde pastores de ovelhas até um rico empresário como Jó. Na verdade Deus busca homens segundo o seu coração e que tremem diante do seu chamado.

               O profeta Amós era boiadeiro ou vaqueiro. A pessoa que negocia e cuida de bois. Ele também cultivava sicômoros que era uma espécie de figueira. O trabalho dele era colher os frutos no tempo adequado para garantir-lhe uma maior doçura. Amós disse de si mesmo que não era profeta nem filho de profeta "E respondeu, Amós dizendo a Amazias: eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de detrás do gado, e o Senhor me disse: vai, e profetiza ao meu povo Israel." (Am 7.14,15). Em Israel existia uma escola de profetas que servia como preparação espiritual para aqueles que tinham o dom de profecia. Nessas escolas existiam líderes que eram considerados pais dos mais jovens. Podemos ver essa relação entre Elias e Eliseu onde Eliseu considerava Elias como um pai e os dois eram profetas. Amós, porém, não era nem profeta e nem filho de profeta, mas mesmo assim Deus o chamou de detrás do gado para anunciar a Israel que ele estava insatisfeito com a nação.

                Moisés é considerado o profeta que mais teve intimidade com Deus "E nunca mais se  levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face." (Dt 34.10). Mas, antes disso, ele era um simples pastor das ovelhas de seu sogro Jetro quando Deus lhe apareceu "E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe." (Êx 3.1). Moisés, também tinha um problema que aparentemente o desqualificava para exercer sua missão de libertador de Israel "Então disse Moisés ao Senhor: Ah! meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua" (Êx 4.10). A bíblia não deixa claro qual era o problema de Moisés, mas alguns comentaristas sugerem que ele sofria de gagueira ou poderia ser uma timidez excessiva. O fato é que Deus o usou mesmo diante destes obstáculos.

                  Gideão não tinha qualificação alguma para libertar Israel dos midianitas, sua família era a mais pobre da tribo de Manassés e ele era o menor na casa de seu pai "E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." (Jz 6.15). Mesmo assim Gideão liderou um exército de apenas trezentos soldados que venceu o exército midianita. Porém, a bíblia não ensina que a pobreza ou a inferioridade social de alguém é um requisito indispensável para ser chamado por Deus. Jó, era muito rico, mas servia fielmente ao Senhor e tornou-se um exemplo de como se comportar em meio ao sofrimento mesmo o mais severo. Abraão também era muito rico, mas Deus o fez o pai da nação de Israel e da sua descendência veio o salvador, Jesus Cristo. Na verdade a única qualificação que Deus requer é um coração quebrantado, um caráter íntegro.

                   

Comentários

Postagens mais visitadas