"O enfeite delas não seja o exterior"

           Primeiro fato inequívoco a bíblia não fala em enfeites das mulheres no sentido de aprová-los e nem de reprová-los. A polêmica gira em torno de um texto bíblico mal interpretado e que promove uma ênfase exagerada sobre esse assunto. Duas considerações iniciais: a bíblia condena a sensualidade e devemos tomar cuidado para não cair no pecado dos fariseus.

           Abraão enviou jóias e vestidos para Rebeca, sua futura nora "Tomou um homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro...tirou jóias de ouro e de prata, e vestidos, e os deu a Rebeca" (Gn 24.22,47,53). Não há reprovação de Deus neste ato. Esses itens sempre foram usados para embelezar a mulher mesmo no Antigo Testamento. No livro de Cantares de Salomão, um livro dedicado ao amor conjugal, Salomão se declara: "Formosas são as tuas faces entre teus enfeites, o teu pescoço com os colares. (Ct 1.10). Em provérbios a instrução dos pais é comparada a um "diadema de graça para tua cabeça, colares para o teu pescoço, e pendentes e jóias de ouro puro" (Pv 11.9; 25.12), será que Deus permitiria essa comparação na bíblia se os enfeites fossem pecaminosos? A mulher virtuosa do capítulo 31 de Provérbios "vestia-se de linho fino e púrpura" e sua família vestia-se de "lã escarlate". O seu valor é comparado ao de "finas jóias", porque Deus compararia o seu valor com algo pecaminoso tendo tanta coisa para usar como ilustração?

         Deus descreveu o seu amor para com Israel dessa forma: "Também de vesti de roupas bordadas, e te calcei com peles de animais marinhos, e te cingi de linho fino e te cobri com seda. Também te adornei com enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar a roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas, e linda coroa na cabeça. Assim fostes ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados...eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti. (Ez 16.8-14). 

          Em outra passagem mal interpretada e que alguns interpretam como reprovação de Deus aos enfeites lemos em Isaías que Deus tiraria de Israel os seus vestidos e sua finas jóias. Em Isaías 3.16-24 há uma lista de itens de embelezamento que Deus tiraria de Israel. Porém, nada nessa passagem sugere que os enfeites são errados em si mesmos, tanto que é declarado o porquê de Deus está fazendo isso: Por causa da sua "lascívia e prostituição". As filhas de Sião estavam sendo altivas, com olhares impudentes e de maneira vergonhosa como a de Sodoma. Esse era o problema, não os enfeites. É muito estranho Deus nunca ter avisado na bíblia que não aprovava os enfeites externos se ele realmente reprova.

            O texto principal da polêmica em torno do tema se encontra em 1 Pedro 3.3-6: "Não seja o enfeite delas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus." Mais uma vez um texto que não sugere que os enfeites são ruins em si mesmos. A explicação é simples, o texto está dizendo que a beleza exterior não deve ter prioridade em nossa vida e se formos comparar com outros textos bíblicos isso fica bem claro. Quando Lázaro morreu Jesus disse: "Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus. Só que Lázaro morreu. A explicação é a mesma a enfermidade de Lázaro não era primordialmente, principalmente para a morte, mas para a glória de Deus. Jesus disse que quando déssemos um jantar "não convides os teus amigos, mas convidas os pobres". Será que Jesus estava proibindo de convidarmos nossos amigos para jantar? claro que não! Jesus estava dizendo não convides só os teus amigos ou principalmente os teus amigos.

           A bíblia não sugere em nenhum lugar que usar itens de beleza seja algo ruim em si mesmo, ao contrário há uma aprovação implícita. Deus criou a mulher com um desejo inerente em se embelezar. A igreja não pode sob o pretexto de combater a vaidade e a sensualidade proibir algo que a bíblia não proíbe, a bíblia é a nossa única regra de fé e prática. A reforma protestante devolveu esse protagonismo à bíblia, devemos tomar cuidado para não retirá-lo de novo.

Esse artigo foi baseado em outro artigo da revista fides reformata que pode ser lido nesse link  http://cpaj.mackenzie.br/fidesreformata/visualizar.php?id=46

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