A participação feminina na bíblia e na história da Assembleia de Deus no Brasil

               Historicamente a mulher foi descartada dos principais eventos da humanidade. Sua participação resume-se a procriar e a satisfazer os desejos do marido. Há quem argumente que a bíblia contribuiu para isso. Porém, procurarei demonstrar que Deus sempre levou em consideração a participação feminina em sua obra e aboliu a ideia de inferioridade da mulher. Em um segundo momento trarei exemplos de mulheres que construíram a história da Assembleia de Deus no Brasil com sua força e vigor.

          Talvez o exemplo bíblico mais eloquente de participação feminina na bíblia é o caso de Débora. Ela exercia um cargo incomum para as mulheres na antiguidade "Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapitode, julgava Israel naquele tempo. Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento." (Jz 4.4,5). Ela também participou ativamente da guerra de libertação de Israel contra Sísera, capitão do exército inimigo. Ela conclamou Baraque a não se acovardar, mas lutar contra o exército inimigo, pois Deus era com eles. A resposta de Baraque foi surpreendente "Disse-lhe Baraque: se fores comigo, irei; Porém se não fores, não irei." (Jz 4.8).

                      No Novo Testamento a bíblia dá destaque a uma mulher que não se importou com a sua condição na sociedade e derramou um vaso de alabastro sobre Jesus como demonstração de devoção profunda. O alabastro era caríssimo, ou seja, seu ato envolveu um sacrifício enorme. Os discípulos, especialmente Judas Iscariotes, de forma hipócrita a criticou por ter "desperdiçado" tanto dinheiro que poderia ser dado aos pobres. Jesus, porém, a exalta e decreta que seu ato seria lembrado para sempre "Em verdade, vos digo que, em todo o mundo, onde quer que for pregado o evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua." (Mc 14.9)

                 No capítulo 4 de João há um episódio onde Jesus quebra todas as barreiras sociais e étnicas ao conversar com uma mulher e ainda por cima samaritana. Os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Os discípulos quando viram a cena se admiraram "E nisto vieram seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Porque falas com ela?" (Jo 4.27).

            O apóstolo Paulo teve muitos cooperadores em seu ministério e dentre eles algumas mulheres. Ele não pensou duas vezes em mencionar o nome dessas mulheres e em orar por elas "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajude essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida." (Fp 4.3). Em Gálatas Paulo declara que o evangelho derrubou qualquer distinção entre os seres humanos "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." (Gl 3.28)

               A igreja Assembleia de Deus teve em seus quadros muitas mulheres piedosas que contribuíram de forma determinante para o crescimento da nossa denominação. A lista é enorme, traremos apenas alguns exemplos.

               Frida Vingren. Esposa do pastor Gunnar Vingren. Sua capacidade e devoção ao Reino de Deus é impressionante, ela era compositora, foi a primeira mulher a comentar a revista lições bíblicas da Escola Dominical, era articulista tanto do jornal Boa Semente como do jornal O som alegre e depois quando os dois jornais se fundiram e formaram O Mensageiro da Paz ela continuou escrevendo. Ela cantava, tocava violão e compôs hinos conhecidos da Harpa Cristã como o número 126. Ela também assumia a liderança da igreja em Belém e depois em São Cristóvão-RJ quando Gunnar Vingren estava em viagem ou doente.

                 Segundo o site http://100mulheresad.blogspot.com.br/ o grupo fundador da Assembleia de Deus no Brasil era formado em sua maioria por mulheres, eram 10 mulheres e 8 homens no primeiro culto pentecostal no Brasil; 56,5% da força missionária Sueca que atuou no Brasil entre 1910 e 1976 eram formada por mulheres; Gunnar Vingren ordenou a irmã Emília Costa como diaconisa na Assembleia de Deus em São Cristóvão-RJ; Gunnar Vingren também ordenou uma mulher como evangelista, a irmã Deolinda Evangelista na escola bíblica de Obreiros no Rio de Janeiro em 1929.

                A fundadora das Assembleias de Deus no Ceará foi uma mulher: Maria de Jesus Nazaré Araújo. Signe Carlson, esposa do pastor Joel Carlson, fundou o primeiro orfanato da Assembleia de Deus. Ruth Dorris Lemos, pioneira do ensino teológico nas Assembleias de Deus no Brasil. 

               Deus não faz acepção de pessoas. A ideia de que a bíblia fomenta a opressão machista é apenas uma falácia, não existe movimento ou partido político que valorize a mulher como os princípios estabelecidos por Deus em sua palavra.

                    

Comentários

Postagens mais visitadas