"Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos" II

            Já escrevi um post sobre pessoas que não são conhecidas pelos cristãos, mas que prestaram um serviço relevante para Deus. Segue o link da postagem "como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos" . A lista é maior, mesmo não sendo conhecidos do público cristão essas pessoas foram essenciais para o cumprimento da vontade de Deus em suas épocas.

          Na época dos juízes a nação de Israel estava sendo oprimida por uma nação cujo capitão do exército se chamava Sísera. Nessa época Deus levantou uma mulher para libertar Israel: Débora. No entanto, o que passa despercebido nessa história é que quem matou Sísera não foi Débora, mas uma mulher chamada Jael. Débora, como profetisa, havia profetizado que por mãos de uma mulher Deus entregaria Sísera a Israel "Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; Porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes." (Jz 4.8,9).

        A profecia se cumpriu, Deus agiu para que os carros de ferro de Sísera fossem atolados e ele desesperado fugisse para a casa de uma mulher. Jael, então, usou de astúcia e matou o inimigo do povo de Deus. Sísera pediu abrigo à Jael, ela prontamente atendeu cobrindo-lhe com um cobertor. Ele lhe pediu água, pois estava com sede, ela lhe deu um odre de leite e ele adormeceu. Sísera lhe pediu que se alguém aparecesse na sua casa o procurando ela dissesse que ele não estava ali. Quando Sísera estava em um sono profundo Jael fez o que Baraque não teve coragem de fazer "Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, em um profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu." (Jz 4.21).

            O Rei Acabe foi um Rei extremamente pecaminoso, junto com a sua esposa Jezabel introduziram o culto a Baal em Israel e cometeram tremendas injustiças como acusar injustamente Nabote de ter blasfemado contra Deus só para lhe tomar a sua terra. (1 Rs 21). Deus executaria juízo contra a casa de Acabe, certamente a sua morte era iminente. Porém, o interessante é que Acabe morreu não por alguém famoso ou de uma forma extraordinária, mas um simples soldado na sua simplicidade matou aquele que corrompeu o povo de Israel "Então o homem armou um arco, e atirou na sua simplicidade, e feriu o Rei de Israel entre as fivelas e as couraças; então ele disse a seu carreteiro: dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido." (1 Rs 22.34).

           Deus não precisa de qualidades extraordinárias ou talentos impressionantes para usar alguém. 

Comentários

Postagens mais visitadas