Não confunda indiferença com fidelidade

               Não defender o evangelho contra as heresias para não "brigar" com ninguém pode parecer um exercício espiritual louvável. Porém, essa atitude pode muito bem mascarar uma indiferença com as coisas espirituais. Devemos separar dois extremos: sair falando sem cautela contra tudo e contra todos e calar-se diante do erro quando a bíblia ordena a batalharmos pela fé que uma vez foi dada aos santos.

                Paulo ensina que no Tribunal de Cristo prestaremos contas a Deus pelo que fizermos aqui na terra, sejam coisas boas ou coisas más. Esse julgamento é restrito aos salvos. Não se relaciona com a salvação ou condenação eternas. Paulo afirma que receberemos um galardão por toda obra que fizermos para Deus, porém alguns não receberão nada e escaparão como por um triz. Alguns, de forma tola, se contentam em escapar por um triz do que se esforçar para ganhar o galardão prometido. Na verdade, essa atitude é um diagnóstico da vida espiritual de alguém que é indiferente às coisas relacionadas a fé. Um sintoma de uma vida espiritual próspera é a fome e a sede por Deus. Essa fome é vista em Paulo "Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar por vossas almas, ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado" (2 Co 12.15). Moisés tinha fome da presença de Deus "Então disse: Se tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui." (Ex 33.15). 

              O crente em Cristo não pode ser indiferente diante do pecado e da distorção do evangelho. O primeiro e também o último ato público de Jesus foi expulsar do templo aqueles que estavam distorcendo o sentido verdadeiro da casa do Senhor. Jesus não foi indiferente, ao contrário foi enérgico, ao ponto de açoitá-los fisicamente. João batista, o predecessor de Cristo, também era zeloso pela causa do evangelho. Assim como o profeta Elias denunciou o pecado das autoridades e das seitas religiosas da sua época. Ele era categórico e sem rodeios "E naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: arrependei-vos, porque é chegado o Reino de Deus." (Mt 3.1,2).

             A bíblia não ensina que devemos atacar quem é contra a nossa fé. Na verdade há momentos que a ocasião demanda uma atitude mais branda e em outra uma atitude mais enérgica. O que o Senhor não tolera é a indiferença. A indiferença é a falta de interesse, cuidado, descaso. É a pessoa que diz "tanto faz". Ela não conhece a situação espiritual do mundo e da igreja hoje porque não se interessa. Ela não entende porque os crentes estão tão preocupados em combater o "falso" evangelho porque ela está "por fora" de tudo. Indiferença não se confunde com fidelidade. Ser fiel é está alistado na batalha sempre alerta.

Comentários

Postagens mais visitadas