Colossenses 3.12-17


     O cristão tem a responsabilidade de refletir o caráter de Cristo. Nisto se resume toda a nossa vida aqui na terra. Todas as nossas adversidades e conquistas são circunstâncias que nos molda ao caráter de Cristo. Paulo começa essa série de versículos nos ordenando a nos revestir como eleitos de Deus de uma série de virtudes. Revestir significa vestir de novo. Devemos nos despir do velho homem e nos vestir de novo dessa vez do novo homem. Não podemos fazer isso sozinhos, somente a graça de Deus pode nos transformar.

        Primeira virtude: misericórdia. Neste contexto é demonstrar compaixão. Se colocar no lugar do outro. Assumir as emoções do próximo como se estivéssemos vivendo a mesma situação.

         Segunda virtude: bondade. Fazer o bem mesmo que o próximo não mereça. É pagar o mal com o bem. Pagar o mal o mal não é compatível com a vida de um Cristão.

          Terceira virtude:humildade. Devemos considerar os outros superiores a nós mesmos. Não é complexo de inferioridade, é reconhecer que o que possuímos provém de Deus e do auxílio de outras pessoas.

         Quarta virtude: mansidão. Exercer autoridade sem ser autoritário. É não usar da força para impor a nossa vontade. É ser submisso, porém sem ser conivente com o pecado.

        Quinta virtude: longanimidade. Ser tolerante com a fraqueza dos outros. Suportar aquilo que não gostamos no comportamento dos outros tendo em vista que não somos perfeitos.

          Devemos suportar uns aos outros e perdoar uns aos outros tendo como base o perdão de Cristo. Qualquer queixa que tivermos contra alguém é irrelevante diante do perdão de Cristo. 

         Todas essas virtudes devem ser praticadas tendo como elo que as une o amor.

          Os cristãos devem viver em paz. Isso não significa que diferenças de opinião não surgirão, mas que devemos trabalhar para que as divergências não nos separem.

          A palavra de Deus deve fazer parte da nossa personalidade. Nosso compromisso com a Bíblia não é apenas intelectual, a palavra de Deus deve influenciar nossos sentimentos e emoções. Os primeiros cristãos tinham acesso apenas ao AT. Os ensinamentos sobre Cristo eram reproduzidos oralmente ou através da música. Devemos nos instruir uns aos outros.

           Devemos honrar a Cristo em todos os aspectos da nossa vida. Todas as nossas atividades devem glorificá-lo. Devemos nos perguntar que impressão as pessoas tem de Cristo ao nos ver e conversar conosco.

          

Comentários

Postagens mais visitadas