A disciplina: o sinal da nossa filiação divina

               O termo disciplina contém o sentido de submissão; obediência; instrução ou ensino. A disciplina nesse sentido geralmente é exercida por aquele que exerce autoridade sobre outro, numa relação de hierarquia profissional ou na relação entre pai e filho. Este último caso é ilustrado em hebreus quando o escritor fala da disciplina do crente por Deus.

                 Na sua exposição, o escritor aos hebreus deixa claro que todos sem exceção são participantes da disciplina divina, o que confirma a nossa relação de pai e filho com o senhor. A maneira como o autor de hebreus expressa esse fato é interessante, ele diz que a correção do senhor argumenta conosco como filhos. Isso quer dizer que se porventura formos chamados a provar a nossa filiação com deus o fato de ele nos disciplinar servirá de argumento para dirimir qualquer dúvida a esse respeito. Se não aceitarmos a disciplina, seremos considerados bastardos e não filhos, pois qual é o pai que não corrige os seus filhos? (Hb 12.6-7). O propósito da disciplina do nosso pai celestial porém é muito mais glorioso, ela nos torna participantes da natureza divina, através dela o senhor molda o nosso caráter conforme a sua imagem. Ninguém gosta de ser repreendido e confrontado por sua conduta, por isso a bíblia diz que no presente a correção traz o sentimento de tristeza, mas produz frutos de justiça nos exercitados por ela.(Hb 12.11). A correção é prova do cuidado de Deus por nós, pois ela nos impede de cultivarmos atitudes que nos levarão a ruína espiritual.

                     Quando aceitamos a disciplina adquirimos sabedoria, porém aquele que a rejeita é um bruto.(Pv 12.1). O senhor Deus merece toda a nossa reverência e nada melhor do que demonstrá-la através da nossa submissão a sua autoridade. Que não sejamos filhos rebeldes, mas zelosos em seguir a orientação do senhor em nossas vidas. Assim como o pastor guia as suas ovelhas através do seu cajado, o senhor nos guia para que não desviemos para caminhos tortuosos.

Comentários

Postagens mais visitadas