Guardando a unidade do espírito

              O ecumenismo religioso sempre foi discutido ao longo da história, a união de todas as religiões é tida como a solução para todos os conflitos mundiais que em regra são ocasionados por divergências religiosas. No entanto, o apóstolo Paulo escrevendo aos efésios dá a entender que nenhum esforço humano ou organização é capaz de promover a unidade do espírito, isso porque ela consiste numa consequência para os salvos em cristo.

               A fórmula para a unidade do espírito nos é dada nos versículos 1 e 2 do cap. 4 de efésios: "Rogo-vos, pois, eu, o preso do senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor". Essa consiste na regra infalível para a unidade do espírito entre os crentes em cristo. Devemos andar de acordo com a vocação com que fomos chamados, devemos deixar o egoísmo de lado, ser mais pacientes com nossos irmãos, esquecer nossa razões, se dispor mais a servir do que ser servido. O grande obstáculo à unidade na igreja concerteza é o nosso desejo por poder e aplausos "Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tg 4.1). A unidade do espírito nunca será conseguida por eventos ou atividades, se em nosso coração o espírito santo não tiver a liberdade de moldar o nosso caráter segundo a sua imagem. É o espírito santo que produz o vínculo que une os crentes em cristo, pois é ele que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e consequentemente que nos faz conscientes de que participamos de uma família celestial "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus;" (Ef 2.19).

             O apóstolo Paulo ordena aos Romanos "sede unânimes entre vós" (Rm 12.16a), ou seja, sejam de um mesmo pensamento, de um mesmo proceder, sem intrigas ou rivalidades. Isso só será possível se dermos oportunidade para que o espírito santo opere a unidade dentro da igreja, só ele é o elo que une pessoas de diferentes classes sociais, de diferentes níveis culturais e de diferentes faixas etárias em torno de um mesmo propósito, de uma mesma esperança e de um mesmo anseio, qual seja, o de um dia morarmos no novo céu e na nova terra, onde habita a justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas