"Os que buscam o senhor entendem tudo"

            O conhecimento é algo que o ser humano ao longo da sua história sempre buscou com diligência, procurando aperfeiçoar-se cada vez mais. Muitos pais investem dinheiro na educação de seus filhos, colocando-os nas melhores escolas e universidades. Isso é louvável, porém o conhecimento que adquirimos aqui na terra sempre será limitado e finito. O rei salomão chegou a afirmar "o muito estudar enfado é da carne" (Ec12.12). O conhecimento humano sempre será vão, pois somente tem aplicação para as coisas dessa vida.

              O crente em cristo não depende do conhecimento humano para compreender sua razão de existir ou dos acontecimentos que ocorrem a sua volta, pois como está escrito em 1 joão " E vós tendes a unção do santo e sabeis tudo" (1Jo 2.20). Um crente sem instrução e analfabeto pode ser mais sábio do que grandes intelectuais, isso porque a unção do espírito santo em nós nos capacita a ver além da lógica humana para uma dimensão espiritual que o homem natural não pode compreender "Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hb 11.3). Esse conhecimento, porém não é determinado pelo fanatismo, como acusam alguns, pelo contrário é um conhecimento racional, como diz o versículo acima referido, pela fé entendemos, ou seja, usamos a razão para compreender os propósitos de Deus. Em outra passagem bíblica, a palavra do senhor recomenda "E estais sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pe 3.15b).

                Em nenhum lugar a bíblia afirma que o crente deve ser alienado das coisas terrestres, pelo contrário ela nos ordena a crescer na graça e no conhecimento e esse conhecimento inclui o secular. Porém sabemos que a verdadeira sabedoria não está nas teorias e princípios filosóficos e em doutrinas humanistas, mas em cristo "em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência."(Cl 2.3). O crente mais humilde de nossa igreja é mais sábio do que grandes personalidades da história, pois "Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam o senhor entendem tudo"(Pv 28.5).

Comentários

Postagens mais visitadas