Vivendo além do sol

             O livro de Eclesiastes retrata de forma vívida a futilidade da vida terrena em contraste com a vida guiada por Deus.Vaidade de vaidades.É tudo vaidade! Essa expressão é recorrente no livro para ilustrar quanto são efêmeros e sem valor os prazeres que o homem busca na terra.O rei salomão no final de sua vida, era um homem cheio de riquezas, realizações e sucesso(Ec 2.4-10), porém declarou: " E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; E eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.(Ec 2.11).

             " A vida debaixo do sol", esse termo é empregado 29 vezes por Salomão em seu livro, para descrever a vida à parte de Deus. A busca pelo sucesso profissional e pela prosperidade é legítima, no entanto não podemos esquecer que esses bens são passageiros, temporais, portanto não devemos tornar essa busca o centro de nossas vidas. Devemos viver "além do sol" direcionando o nosso olhar e coração para Deus. As coisas terrestres são perecíveis, por isso o Senhor Jesus nos recomendou: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem, tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam e nem roubam. Não é raro gastarmos toda a nossa energia em nossas realizações pessoais em detrimento da busca por uma comunhão mais íntima com Deus e por fim sentirmos frustrados.

                   Deus nos entregou os bens dessa vida para deles gozarmos, como diz 1 Timóteo 6.17: "Manda os ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos." Nossa esperança não está aqui, nossos pensamentos e sentimentos não podem estar centrados aqui, devemos ampliar nossa visão para "além do sol," na procura por aquilo que realmente importa e que nunca perecerá.

Comentários

Postagens mais visitadas