100 anos da mensagem: Jesus Cristo salva, cura, batiza com o espírito santo e breve voltará

                Há 100 anos uma chama está acesa em solo brasileiro, uma chama que começou a arder na rua azusa, Los Angeles, Califórnia, e assim como uma pequena brasa incendeia toda uma floresta, essa chama se espalhou até chegar em Belém do Pará. Foi também através do avivamento da rua azusa que veio o primeiro nome da igreja: Missão da fé apóstolica, nome do jornal americano que propagava a doutrina pentecostal. Em 1918 porém, Gunnar Vingren e Daniel Berg ao lado dos missionários Otto Nelson e Samuel Nystrom propuseram mudar o nome da igreja, ao que parece eles estavam indecisos em adotar o nome Assembléia de deus ou Igreja Pentecostal, tendo o primeiro nome sendo escolhido.

                 Falar dos 100 anos da Assembléia de Deus é relembrar nomes de grandes homens e mulheres de deus que construíram essa história, são tantos que só nos céus conheceremos a lista completa.
  • Samuel Nystrom- Depois de Gunnar Vingren e daniel berg, o maior nome da história assembleiana. Era um homem extremamente capacitado, liderou por nove vezes a AD, compôs hinos da harpa Cristã, sempre era requisitado nos estudos bíblicos promovidos pelas igrejas, foi um companheiro fiel de Gunnar Vingren no início da obra.
  • Nels julius Nelson- "O apóstolo da Amazônia", liderou a igreja em Belém do Pará por cerca de 20 anos, fundou o jornal Boa Semente que logo depois se fundiria com o jornal o som alegre, para formar o mensageiro da paz. Foi diretor da CPAD, tendo contribuído substancialmente para o desenvolvimento da casa.
  •  Frida Vingren- Foi a única mulher a participar da 1º convenção geral das assembléias de Deus, realizada em Natal em 1930 e também a única mulher a escrever comentários nas lições bíblicas da escola dominical. Compôs vários hinos da harpa cristã como por exemplo o hino 126 e o hino 28.
  • Cícero Canuto de Lima- o primeiro presidente da CGADB, se destacou na liderança da igreja em João Pessoa, a qual pastoreou por 15 anos. Também liderou a igreja em São Cristóvão-RJ e a AD do Belenzinho em São Paulo. Foi escolhido como conselheiro honorário e vitalício do conselho administrativo da CPAD.
  • Paulo Leivas Macalão-  Líder da AD em madureira, concerteza o maior legado do pastor Macalão foram os belos hinos compostos por ele que se encontram na harpa cristã, como o hino 144, o hino 212 e tantos outros que guardam a sua marca P.L.M.
  • Alcebíades Pereira de Vasconcelos- serviu em diversas igrejas do Norte e Nordeste, como por exemplo, em Manaus, Belém e São Luís, também liderou a igreja em São Cristóvão-RJ. Foi membro do conselho administrativo da CPAD e presidente da CGADB, tendo falecido no decorrer do seu mandato.
  • Estevam ângelo de Souza- Grande líder maranhense, pastoreou a igreja em São Luís de 1957 a 1996, ano da sua morte num acidente automobilístico. É autor de diversos livros como: O pai-nosso, O bom despenseiro e Com quem Caim casou.
                   Esses são alguns nomes da vasta galeria de obreiros que fazem parte do centenário, poderíamos citar também: Túlio Barros Ferreira, João Batista, Otto Nelson, Francisco Pereira do Nascimento, José Pimentel de Carvalho, Antônio Petronilo dos santos, João Alves Corrêa e Firmino Gouvêia, que ainda continua vivo.

                   Comemorar 100 anos é privilégio dos que conservam um espírito de unidade e harmonia, pois como disse o senhor Jesus "todo reino dividido, contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá."(Mt 12.25b). A assembléia de Deus sempre primou na conservação da unidade entre o seu povo, se formos observar a história das convenções gerais das assembléias de Deus, o tema mais debatido entre os pastores foi a unidade da igreja e o texto bíblico mais citado foi o salmo 133 "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!. As divisões promovidas por alguns obreiros sempre eram reprimidas com veemência, para não se colocar em risco o progresso da obra. Que possamos nos próximos 100 anos conservar esse mesmo espírito, para que em 2111, se jesus não voltar antes, quando das comemorações do bicentenário da AD podermos sermos lembrados como exemplo de unidade e zelo pela obra do senhor.

                

                 

                




Comentários

Postagens mais visitadas