Neemias, um líder exemplar

                 Em Neemias se encontram todas as características de um verdadeiro líder. Ele foi usado por Deus num momento crítico da nação israelita, quando o povo que voltara do cativeiro babilônico estava em grande miséria e os muros da cidade arruinados. Diante desse quadro ele se portou como um líder deve se portar "E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."(Ne 1.4). Neemias sentia o que Deus sentia, se indentificava com as necessidades do povo e possuía um discernimento espiritual incrível.

                 O capítulo 6 do livro de Neemias retrata bem as suas qualidades de liderança. No momento em que Neemias construía o muro os inimigos da obra do senhor logo surgiram para intimidá-lo. A primeira estratégia foi disfarçar-se de amigos, companheiros convidando-o a se congregarem com eles, porém Neemias bem sabia que eles lhe intentavam fazer mal, por isso respondeu "estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer"(Ne 6.3b). Porém, Tobias, Sambalate e Gésem ainda enviaram por quatro vezes mensageiros a Neemias, tentando paralisá-lo na continuidade da obra, Satanás não desiste facilmente. Como não conseguiram o seu objetivo, partiram para uma outra estratégia, enviaram uma quinta carta dizendo que tinham ouvido que Neemias iria liderar uma rebelião e que tinha posto profetas em jerusalém para profetizarem que ele seria rei de Israel, no entanto disseram isso para intimidá-lo, o que Neemias logo percebeu "Porém eu enviei a dizer-lhe: de tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas."(Ne 6.8). Como mais uma vez fracassaram em seu objetivo, partiram para mais uma estratégia, subornaram um profeta para profetizar a Neemias que a noite os seus inimigos iriam matá-lo e tentou convencê-lo a se trancar dentro do templo, porém mais uma vez Neemias percebeu o ardil de Satanás e respondeu "Um homem, como eu, fugiria?"(Ne 6.11a). "E conheci que eis que não era Deus que o enviara;"(Ne 6.12a).

                Neemias nem por um momento deixou de fazer a obra para dar atenção aos seus inimigos, pois tinha compromisso com o Deus de Israel, não estava ali para satisfazer a ninguém e nem para buscar sucesso ou se tornar o herói da nação, foi chamado por Deus para aquela obra e só acabaria quando estivesse totalmente completa. A dedicação de Neemias foi tão grande que ele acabou a reconstrução dos muros em apenas cinquenta e dois dias e os inimigos de Israel tiveram de reconhecer que o senhor Deus fizera aquela obra(Ne 6.16). Igualmente nós como crentes estamos a fazer uma grande obra, assim como Neemias sofreu as investidas de Satanás também sofreremos, ele procurará nos intimidar, inventando histórias que não existem ou nos acusando injustamente, levantará até mesmo crentes despercebidos para usá-los contra nós, procurará por todos os meios criar obstáculos para nos paralisar, assim como Neemias devemos ter discernimento para percebê-lo e coragem e determinação para afirmar "estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer;" Dessa forma o inimigo terá que reconhecer que o nosso Deus fizera esta grande obra em nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas