"Não vos fieis em palavras falsas"

                  O capítulo 7 de Jeremias retrata uma situação muito comum entre o povo de Deus ao longo da história. O povo de Israel na época, cometia as maiores abominações e ainda se dirigiam ao templo do senhor para adorá-lo, como se o senhor ignorasse as tamanhas ofensas que lhe faziam. Confiavam eles no simples fato de o templo do senhor, símbolo da sua presença, estar entre eles, de maneira que cada vez que cometessem seus pecados poderiam se dirigir ao templo e obter o perdão e voltar a iniquidade de novo. Porém o Senhor repreende de forma enfática "Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do senhor, templo do Senhor, Templo do Senhor é este."(Jr 7.4).

                  Semelhantemente no novo testamento há uma tendência em ignorar as exigências bíblicas de se viver em santidade e pureza moral com o argumento de que o sangue de cristo nos purifica de todo o pecado, logo podemos negligenciar os mandamentos divinos que ainda assim obteremos o perdão do senhor. Entretanto, refutando essa idéia o escritor aos hebreus é explícito ao declarar "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários."(Hb 10.26,27). Há uma falsa teologia que prega que "uma vez salvo, para sempre salvo", como se a salvação fosse algo estático, algo que não se cultiva, que não se preserva, porém a bíblia é clara "Assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;"(Fp 2.10b). A salvação deve ser preservada pelo crente, o crente deve desenvolvê-la ao viver uma vida digna da vocação com que fomos chamados, como diz o apóstolo Paulo. Portanto, o crente que antes era dedicado na obra do senhor pode perder sua salvação se não desenvolvê-la com temor e tremor.

              Nenhum símbolo, instituição ou a história de um povo é capaz de assegurar a nossa comunhão com o senhor. O senhor não dispensa uma vida de santidade que ele requer do seu povo, não nos enganemos cometer iniquidades e ao mesmo tempo ser crente e salvo em jesus é algo inconcebível, devemos seguir os passos de jesus, se quisermos segui-lo quando ele voltar. As assembléias de Deus no Brasil estão completando 100 anos, porém não basta fazer parte dessa história, é imprescindível obedecermos a imposição divina "Sede santos, porque eu sou santo."(1 Pe 1.16b). 

Comentários

Postagens mais visitadas