O princípio da generosidade na bíblia

             "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra." (Ec 11.1,2). Esse versículo deixa claro a necessidade de todo crente ser generoso para com o próximo, até porque um dia poderemos necessitar da ajuda de nossos irmãos em alguma necessidade. O princípio da generosidade está explícito na bíblia tanto no AT como no NT.

                Na lei de Moisés estava prescrito que os israelitas deveriam assistir os pobres, dentre outras formas deveriam na colheita deixar os rabiscos das vinhas ou oliveiras para que os mais pobres e estrangeiros recolhessem (Dt 24.19-22). Essa prática entre os israelitas é ilustrada na história de Rute onde ela foi até o campo de Boaz para recolher as espigas que os segadores deixavam (Rt 2.2,3). Também estava prescrito que quando alguém vendesse uma terra ela não ficaria em perpétua possessão com o comprador, o vendedor poderia resgatá-la, se não tivesse condições financeiras para isso um parente mais próximo deveria resgatá-la (Lv 25.8-34). Essa prática também é observada na história de Rute quando Boaz remiu a herdade que pertencia a família do seu marido (Rt 4.1-6). O senhor através dos seus profetas exortava constantemente o povo a que fossem generosos com os oprimidos, que se preocupassem com os órfãos e as viúvas e lhes ajudassem em suas necessidades "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas." (Is 1.17).

                   No novo testamento a generosidade é tratada como um dom espiritual "O que reparte, faça-o com liberalidade". (Rm 12.8b). A igreja primitiva preocupava-se com os pobres tanto que separou diáconos para que cuidassem desse ministério (At 6.1-6). Através de suas epístolas o apóstolo Paulo exortava a que os crentes fossem generosos, seguindo o exemplo de Cristo "comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;" (Rm 12.13). "Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé."(Gl 6.10). As igrejas da macedônia seguindo a orientação do seu líder deram voluntariamente e acima do seu poder oferta para os crentes pobres de jerusalém, Paulo testificou esse ato com muita alegria (2 Co 8.1-5). A generosidade é evidência do amor de Deus em nossa vida, se não conseguimos desprendermos de nossas finanças para ajudar os necessitados como poderemos afirmar que temos o amor de cristo em nossas vidas "Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? (1 Jo 3.17).

                       A igreja deve preocupar-se primeiramente com a salvação dos perdidos, mas não podemos ignorar a necessidade daqueles que não possuem os bens necessários para sua vida. A generosidade é um dever básico de todo crente em Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas