"A vossa palavra seja temperada com sal"

             A tendência do ser humano é pronunciar palavras sem pensar no seu conteúdo. Muitas divergências e desafetos seriam evitados se nós usássemos nossas palavras para abençoar e não para promover contendas. A bíblia é enfática ao ensinar sobre o dever de sermos prudentes e decentes em nosso falar para evitarmos as consequências de uma palavra inoportuna.

           "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." (Cl 4.6). A palavra do crente deve ser agradável aos seus ouvintes. As pessoas devem se deleitar em nossa maneira de se expressar, pois ela reflete o nosso caráter como servos de Cristo. O ímpio deve perceber em nosso falar o próprio Jesus quando ensinava as multidões que o acompanhavam. Não devemos emitir palavras torpes. Devemos pensar antes de falar, quem muito fala está mais propício a sofrer as consequências de uma palavra inoportuna "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias." (Pv 21.23). É difícil controlar a língua, como a própria a bíblia afirma "Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal." (Tg 3.8). Sempre é necessário refletirmos sobre as consequências das nossas palavras, ela pode matar alguém. Há quem promova um genocídio somente com o poder das palavras.

        A nossa reação natural ao ouvirmos uma ofensa é revidarmos, mas a bíblia recomenda "Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção" (1 Pe 3.9). Quando revidamos uma ofensa a tendência é a contenda se estender prolongadamente, mas ao invés disso podemos colocar uma ponto final com uma palavra branda "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."(Pv 15.1). O falador revela os segredos mais ocultos, mas o prudente sabe guardá-lo com segurança. É decepcionante quando um crente que deve refletir a glória de cristo em sua vida emite palavras indecentes que nem mesmo os ímpios suportam ouvir. A nossa palavra deve ser temperada com sal, ou seja, deve produzir nos nossos ouvintes a mesma sensação de quando comemos uma comida saborosa, até porque somos despenseiros da graça de Deus e "Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel." (1 Co 4.2).

         As nossas palavras refletem nosso coração. Se tivermos nossos corações cheios da palavra do Senhor, nossas palavras trarão vida e saúde para quem ouve. Se ao contrário, estiver cheio de imundície elas refletirão nosso estado pecaminoso. Cuidemos bem do nosso coração para que as nossas palavras tenham sabor.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas