A finalidade da instrução bíblica

          Qual o propósito ao estudarmos a bíblia? esse livro diferentemente de qualquer outro não produz apenas conhecimento secular, não tem o propósito de enriquecer a pessoa culturalmente, em 1 timóteo 1.5 Paulo declara qual o fim do mandamento é "A caridade de um coração puro, e de uma boa consciência e de uma fé não fingida."

           O conhecimento bíblico deve produzir naquele que a lê uma solicitude, um cuidado pelo bem-estar do próximo ao ponto de renunciarmos nossos direitos se for necessário para manter a paz com o irmão, assim como fez abraão (Gn 13.7-18). Deve estimular em nós o amor ágape por nossos irmãos e não a crítica ou o julgamento, a única coisa que devemos ao nosso próximo é o amor "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos utros cumpriu a lei" (Rm 13.8). Conhecimento sem uma transformação interior é mero acúmulo de informações, o verdadeiro conhecedor da bíblia é aquele que demonstra seu caráter moldado pela palavra de Deus. O Senhor não quer grandes intelectuais na sua obra, mas sim quer pessoas que tenham sensibilidade espiritual para entender a sua vontade.

            O apóstolo fala também de uma fé não fingida, uma fé sem falsidade, autêntica, sem nenhum tipo de mistura. A instrução bíblica deve ter como alvo a firmeza doutrinária do crente, o verdadeiro conhecimento bíblico não admite mistura com pensamentos ou conceitos que não se compatibilizam com os seus ensinos. Ela não produz apenas aparência de santidade, mas uma fé viva que faz o crente pautar sua vida nos seus princípios, sua luz transparece em meio as trevas desse mundo. Muitos vêem a bíblia apenas como uma publicação literária, por isso não entendem o seu real valor, buscam os seus erros, mas descobrem que ao lê-la ele mesmos descobrem vários de seus erros que precisam ser concertados.  

              Os mandamentos do Senhor não são ditados por um ditador tirano, quando ele nos ordena algo é para que ao obedecermos nosso caráter se aproxime do dele, para que nós entendamos a nossa misão como igreja.

          

Comentários

Postagens mais visitadas