O senhor das circunstâncias

           A bíblia relata várias situações onde as circunstâncias eram completamente contrárias ao povo de Deus ou ao crente individualmente, mas em todas elas o Senhor demonstrou que estava acima de qualquer circunstância, ele controla qualquer situação, nada escapa ao seu olhar cuidadoso.

            O exército assírio era o mais temido da época, já tinham derrotado vários exércitos e agora vinha de encontro as cidades fortes de judá, não bastasse isso o rei assírio enviou um mensageiro para pronunciar palavras que amendrontassem o povo de Israel, a derrota era iminente. Porém o rei Ezequias ao ouvir as palavras, prostrou-se aos pés do Senhor e clamou-lhe por livramento, a resposta veio através do profeta Isaías, Deus não permitiria que o seu povo fosse ferido diante do inimigo. Numa noite a derrota de Israel era certa, na manhã seguinte o arraial dos assírios se resumia a 185 mil mortos, que o anjo do Senhor matou. (2 Rs 18.13-19.37; Is 36,37). Em 2 Reis 6 e 7 a bíblia relata que Ben-Hadade rei da síria subiu contra Samaria e a cercou, não tinha como entrar alimentos na cidade, houve uma grande fome, tanto que as próprias mães coziam seus filhos para comer e uma cabeça de jumento era vendida por 80 siclos de prata. O profeta Eliseu, no entanto profetizou que no dia seguinte, em samaria seria vendida uma medida de farinha por um siclo e duas medidas de cevada por um siclo, algo bastante improvável, mas que aconteceu no dia seguinte, o Senhor mais uma vez interveio e mudou a situação.

              A travessia de Israel pelo mar vermelho demonstra plenamente que para o Senhor não há circunstância intransponível, que esperança poderia ter Israel com o mar a sua frente e o exército de faraó atrás, nenhum recurso humano poderia livrá-los, mas a ordem do Senhor era para que eles marchassem. Na nossa vida nos deparamos com o mar a nossa frente, nossa esperança desaparece, olhamos para a situação e não vemos solução, os casos relatados aqui não tinham a menor esperança de serem solucionados, os assírios eram muito mais numerosos que os israelitas, a fome era grave em Israel, não existia alimento, como crer que no dia seguinte uma medida de farinha seria vendida por apenas um siclo de prata? da mesma forma procuramos encontrar uma solução para aquilo que nos atormente e não vemos nada, mas o Senhor das circunstâncias está atento ao nosso clamor, ele sempre tem uma solução, onde só vemos a derrota.

                Não devemos olhar para as circunstâncias, se olharmos a bravura do mar iremos nos afogar, Pedro andou sobre as águas enquanto olhava para jesua, mas quando olhou para o seu lado e viu a imensidão do mar, temeu e começou a afundar, olhemos para Jesus e andaremos sobre as águas.

Comentários

Postagens mais visitadas