O nascimento do pecado

            Tiago descreve de forma interessante e bastante clara como se dá o processo de nascimento do pecado. No cap.1 ver 15 do seu livro ele ilustra esse processo com o processo de nascimento de uma criança, assim como um bebê, o pecado é concebido, dá a luz e consequentemente é gerado.

             Tiago afirma no versículo 14 do cap.1 que nós somos tentados quando atraídos e seduzidos pela nossa própria concupiscência. Se cedermos ao nosso desejo pecaminoso o processo rumo a consumação do pecado é deflagrado, ou seja, dá-se o início desse processo com a concepção da nossa concupciência que dá a luz ao pecado. Logo após dar à luz o pecado é consumado, ou seja é efetivamente praticado, gerando a morte, confirmando o princípio de que o fruto do pecado é a morte. Interessante notarmos que assim como a criança já nasceu no útero materno, ou seja, já é uma vida no ventre da mãe, por isso a bíblia condena o aborto, o pecado da mesma forma já é pecado na sua concepção, por isso a advertência de jesus "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela." (MT 5.28).

             O pecado de Davi com Bate-seba ilustra bem o processo rumo a prática da iniquidade. A descrição desse acontecimento se encontra em 2 samuel cap.11. Primeiro Davi cobiçou aquela mulher. A bíblia diz que ele estava passeando pelo terraço da casa real quando viu Bate-seba tomando banho. A concupciência no coração de davi concebeu, pois Bate-seba era bastante formosa. Depois de conceber ela deu à luz, quando Davi não hesitou em enviar mensageiros para que a trouxessem para o palácio. Depois o pecado foi gerado, quando ele se deitou com ela e tornou-se passível de morte ao cometer adultério. Porém o pecado de Davi não parou por aí, ao saber que Bate-seba estava esperando um filho seu, mandou que Urias o marido dela voltasse da guerra para a sua casa, numa tentativa de encobrir seu pecado, como não conseguiu tramou a morte de Urias na guerra de forma repugnante. Isso demonstra outro princípio bíblico, enquanto o homem não reconhece o seu pecado a tendência é se afundar ainda mais nele, somente o arrependimento e a fé em jesus põe fim aos efeitos danosos do pecado na vida do homem.

               Pelos textos bíblicos mencionados podemos perceber que o pecado não nasce de uma hora para outra, existe um processo até a prática da iniquidade, logo devemos exercer vigilância desde o momento em que o inimigo coloca desejos errados em nosso coração, para que ele não nasça e gere a nossa morte espiritual.

                

            

Comentários

Postagens mais visitadas