O perigo da negligência na obra de Deus

           A obra do Senhor deve ser feita com o devido zelo e de acordo com as instruções que ele estabeleceu em sua palavra. Fazer a obra de Deus negligentemente é trazer a ira de Deus sobre si. "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente! E maldito aquele que persevera a sua espada do sangue!" (Jr 48:10).

            Em 2 Samuel cap.6 a Bíblia relata um episódio de negligência em relação as instruções da sua palavra que terminou na morte de Uzá. Davi reuniu todo o povo em número de trinta mil para levar a arca do Senhor de Baalá de Judá, porém, Davi não obedeceu a ordenança bíblica de ordenar aos levitas que levassem a arca, no entanto pôs a arca num carro de bois. A Bíblia relata que Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de música, porém, quando chegaram a eira de Nacom, Uzá estendeu a mão e tocou na arca de Deus, o que era terminantemente proibido (Nm 1.47-52),então a ira do Senhor se acendeu contra ele e Deus o matou ali mesmo. Dois motivos determinaram o julgamento do Senhor, Uzá não era levita, portanto não poderia levar a arca e ele tocou nela, o que era proibido até para os levitas. Outro fato interessante é que Uzá tocou na arca porque ela pendeu do carro de bois, se ela estivesse sendo carregada pelos levitas, como era determinado, isso não teria acontecido. 

              Esse episódio nos ensina que a obra do Senhor não se faz de qualquer maneira. Por mais que tenhamos boas intenções, devemos seguir as instruções da sua palavra, se não quisermos desagradar ao Senhor. Não podemos tomar para si a decisão do que é melhor ou não no andamento da sua obra, Ele como o dono e aquEle que a mantém sabe perfeitamente como conduzi-la, somos apenas seus instrumentos e fiquemos felizes por isso. Quando exercemos o papel de servo que nos cabe, tudo ocorre bem, da maneira ideal, mas quando nos comportamos como o dono da obra a tendência é o fracasso do nosso trabalho, mas como a obra de Deus não pode fracassar ele levanta outros em nosso lugar.

             Essa passagem também nos serves de reflexão. Será que estamos fazendo a obra do Senhor por nossa conta ou estamos deixando Deus agir? Será que o que nós achamos ser bom é o que Deus tem em mente? Deixemos o Senhor agir da maneira dEle. A obra é dEle, nós somos apenas vasos em suas mãos, Ele nos conduzirá ao caminho certo.

Comentários

Postagens mais visitadas