mostrando o mesmo cuidado até o fim

              A maturidade cristã não se alcança pelo tempo de conversão, nem pelo conhecimento bíblico adquirido ao longo dos anos, nem mesmo em frequentar a igreja com regularidade. Esses elementos são importantes no crescimento espiritual, mas o crente pode ter e fazer tudo isso e ser imaturo, um menino espiritualmente. Isso porque a vida cristã pode tornar-se algo banal para o crente, podemos ler a bíblia  e orar de forma mecânica, sem nenhum propósito espiritual. Por isso o escritor aos hebreus recomenda: "mas desejamos que cada de um vós mostre o mesmo cuidado até o fim, para completa certeza da esperança." (Hb 6.11).

                O povo israelita consiste num exemplo em como a nossa vida cristã pode tornar-se superficial, eles observavam todos os rituais da lei de Moisés, como os sacrifícios e as festas anuais, porém o senhor declara em Isaías que eles se aproximavam da sua presença, porém o seu coração estava longe dele e o seu temor consistia em mandamentos de homem, os quais aprenderam de cor. (Is 29.13). No livro de Joel o senhor ordena ao povo para rasgarem o coração e não as vestes, ou seja, demonstrassem pesar e tristeza por seus pecados não com atos externos, sem valor espiritual, mas com coração quebrantado e sincero. (Jl 2.13). Os nossos hábitos podem perder o seu significado se não for acompanhado de um desejo sincero de obedecer e consagrar-se ao senhor. Podemos participar ativamente dos trabalhos da igreja e exercer diversos cargos, mas ter uma vida espiritual estéril e ineficaz. Isso porque a medida da nossa espiritualidade é determinada pelo nível de dependência da nossa vida ao espírito santo e não necessariamente por aquilo que realizamos.

                 Quando o escritor aos hebreus fala em mostrar o mesmo cuidado até o fim tinha em mente o fato de que as preocupações e distrações dessa vida pode desviar o foco do crente que é servir a jesus e amá-lo. Diversos fatores podem apagar o fervor espiritual do crente e é por isso que devemos ter uma vida disciplinada. A natureza pecaminosa sempre estará esperando alguma brecha para recuperar o seu domínio sobre nós. Não há alternativa, até a volta de jesus o nosso dever é mantermo-nos alertas e vigilantes para não sermos tragados pelo inimigo das nossas almas.
                 

Comentários

Postagens mais visitadas