A murmuração: fruto da ingratidão

            O salmo 62 foi escrito em um momento crítico na vida de Davi, pelo conteúdo dos versículos percebe-se que ele estava passando por um momento de aflição e desespero. No entanto ele começa este salmo declarando "A minha alma espera somente em deus; dele vem a minha salvação" (Sl 62.1). A parte a deste versículo também pode ser traduzida por "a minha alma está calada para com Deus". Essa tradução leva-nos a concluir que mesmo em meio a um período de aflição e angústia o salmista não abria a boca para reclamar ou atribuir falta alguma ao senhor, ele esperava em Deus com paciência e quieto, sem murmurar.

            Os israelitas são um exemplo de como desagradar ao senhor através da murmuração, por isso o apóstolo paulo recomenda a igreja de Corinto "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor" ( 1 Co 10.10). Eles contemplaram algo extraordinário, o mar vermelho se abrir diante deles, mas após três dias desse episódio ao chegarem em Mara murmuraram contra Moisés pois as águas daquele lugar eram amargas. Depois de serem alimentados com o maná do céu, o povo desejou comer carne e murmurou contra Deus, o senhor atendeu o pedido dos israelitas, mas a bíblia afirma que quando a carne das aves que o senhor mandou estava entre seus dentes, o senhor matou muitos deles. Essas não foram as únicas ocasiões que os israelitas murmuraram contra o senhor, podemos lembrar da contenda nas águas de meribá e da rebelião de Corá. As consequências dessas atitudes foi que aos murmuradores não foi permitida a entrada em Canaã.

               A murmuração demonstra ingratidão para com as bençãos recebidas pelo senhor, expressa a falta de reconhecimento daquilo que o Senhor fez por nós. Quando murmuramos estamos questionando o amor de deus por nós e duvidando do seu poder miraculoso. Murmurar é tentar ao senhor, é afirmar " será que o senhor se preocupa comigo mesmo" ou " será que o senhor pode resolver essa situação". Em momentos de tribulação devemos fazer como o rei Davi, calar a alma para com Deus, esperar pacientemente e ao mesmo tempo não questionando a aparente demora. Devemos ter cuidado para que o nosso acesso a Canaã celestial não seja negado pelas nossas murmurações.


Comentários

Postagens mais visitadas