O lugar da habitação de Deus

                 A palavra do senhor afirma que Deus é aquele que possui ele só a imortalidade e habita na luz inacessível, a qual nenhum homem pode ver. (1 Tm 6.16). Deus é um ser transcendente, distinto da sua criação pela sua natureza e atributos. Ele está elevado em todos os aspectos em relação a sua criação, de modo que só ele é Deus e ninguém pode igualá-lo em poder. Diante disso nenhum templo feito por mão humanas pode abrigar a presença do senhor em sua plenitude (2 Cr 6.18). 

                 Não obstante a sua transcendência o senhor Deus declara no livro do profeta Isaías "Porque assim diz o alto e sublime, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos."(Is 57.15). Essa declaração serve-nos de grande consolação, Deus apesar de habitar em alturas sublimes também habita em nosso coração atribulado e contrito. O Deus que nem o universo é capaz de igualar a sua grandeza, olha-nos de modo solícito e amoroso. Os seus pensamentos estão voltados para nós desde o nosso levantar até o nosso deitar, não há nenhuma circunstância em nossa vida que possa escapar da sua vista. A diferença do Deus de Israel para os deuses das outras nações no antigo testamento era a sua presença íntima no meio do seu povo "Porque, que gente há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o senhor, nosso Deus, todas as vezes que o chamamos?"(Dt 4.7).

                   No novo testamento essa realidade torna-se mais intensa pela presença do espírito santo em nós "E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo."(2 Co 6.16). Agora somos a habitação de Deus, o seu templo e o lugar onde o Senhor manifesta a sua presença para o mundo. Deus é sublime, mas mantém contato com o mais vil pecador através da nossa vida, sua transcendência não impede que ele direcione o seu olhar para um minúsculo ser que depende totalmente da sua presença.

Comentários

Postagens mais visitadas