O propósito do deserto

              Deserto é sinônimo de solidão, escassez e ausência de vida. Ninguém quer viver no deserto, pois as condições de vida nestes lugares são precárias e a vida é quase inexistente. Porém, apesar dessas características porque o crente enfrenta "desertos" em sua vida, se eles representam o oposto daquilo que Deus promete em sua palavra, ou seja uma vida abundante e bençãos sem igual? Porque muitas vezes os crentes sofrem até mesmo escassez de alimentos e experiências angustiantes?

               Está dito em Oséias cap.13, ver.8 "Eu te conheci no deserto, em terra muito seca." O versículo refere-se ao povo de Israel, Deus os conheceu no deserto quando eles o atravessaram rumo à terra prometida, na verdade seria mais correto afirmar que o povo de Israel conheceu-o no deserto, pois ali eles foram provados "Ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou"(Ex 15.25b). No deserto os israelitas foram provados quanto à sua dedicação ao senhor, eles sofreram privações e dificuldades para ver se adorariam ao senhor tanto na abundância quanto na escassez. Foram provados quanto à sua fé em Deus, será que eles permaneceriam confiando no senhor mesmo em situações totalmente adversas? Deus operou maravilhas no deserto, em nenhum momento abandonou seu povo, pelo contrário nunca envelheceu as suas vestes e nem os seus pés incharam(Dt 8.4), porém o povo desobedeceu-o, tanto que o senhor chegou a declarar "Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos."(Hb 3.10). Israel não compreendeu o propósito do deserto, endureceu o seu coração e somente duas pessoas daquela geração entraram na terra prometida.

              O crente deve atentar para o exemplo de Israel, para não cair no mesmo erro(Hb 4.11). O deserto não vem para nos destruir, ele vem para construir um caráter santo em nós. As adversidades não são indícios de que o Senhor está sendo cruel conosco, são instrumentos que Deus utiliza para nos aproximarmos dele, assim como o pastor usa o cajado para guiar as ovelhas. O crente que passa pelo deserto está fortalecido para tudo, pode suportar sem murmurar qualquer tribulação, pode esperar com paciência mesmo quando todos estão desesperados, pode se regojizar em meio ao nada. O caminho pelo deserto é essencial na vida do cristão, assim como os israelitas tiveram que passar pelo deserto para chegar à terra prometida, para chegar as mansões celestiais o caminho também é pelo deserto. Não desanimemos quando o atravessarmos, não pensemos que estamos desamparados e que o fracasso será o nosso destino final, ao contrário depois do deserto há uma terra que mana leite e mel que nos espera, que possamos ter a visão de josué e Calebe e não a dos demais espias, que os gigantes não nos amedrontem, mas que perseveremos até o fim.

Comentários

Postagens mais visitadas