Possuindo um coração de Jó

             Possuir um coração de Jó concerteza é chegar num estágio muito elevado na nossa vida espiritual. As circunstâncias adversas por várias vezes nos abatem e fazem-nos duvidar do amor de cristo. Ao meditarmos na vida de Jó, logo surgem perguntas em nossa mente: como ele pode ter adorado ao senhor mesmo depois de perder tudo? como ele suportou tanto sofrimento, sem murmurar? como ele manteve sua integridade mesmo que aparentemente ela não lhe traria benefício algum? as respostas não estão em algum postulado teológico ou filosófico, estão no seu próprio coração.
  • O coração de Jó não estava posto nas coisas materiais. Mesmo perdendo todas as suas riquezas jó não blasfemou contra o senhor, porque o próprio senhor era a sua riqueza, o maior bem de jó era Deus, por isso ele não relutou em adorá-lo mesmo perdendo tudo, porque ele poderia ter perdido suas ovelhas e fazenda, mas o senhor Deus continuaria do seu lado e isso bastava para satisfazê-lo. O apóstolo Paulo também mantinha essa atitude (Fp 4.12,13).
  • Jó reconhecia que seus filhos eram herança do senhor.  filhos são bençãos do senhor, não são nossos, mas do senhor. Por isso os pais tem a grande responsabilidade de educá-los nos padrões bíblicos e prepará-los para que eles sirvam ao senhor com excelência. Concerteza Deus julgará os pais negligentes. Jó se preocupava com a vida espiritual dos seus filhos(Jó 1.5), porém sabia que eles não lhe pertenciam e quando o senhor os tomou para si não murmurou.
  • Jó não era egoísta. Ao repreeender sua mulher, jó indagou:receberíamos o bem de  Deus e não receberíamos o mal?(Jó 2.10). Muitas pessoas reclamam que determinadas situações só acontecem com elas, mas porque não aconteceriam, qual o nosso mérito, o que temos de melhor do que os outros para não passarmos por elas, além disso concerteza por mais difícil que seja a nossa situação, existe alguém que está atravessando algo pior. Ao invés de perguntarmos, porque isso está acontecendo comigo? devemos meditar na vida de pessoas que dariam tudo para ter a nossa vida.
                  Jó suportou tudo porque sua esperança não estava posta nas coisas terrenas, seu supremo desejo não era ser bem-sucedido e próspero aqui na terra, seu anseio era pela comunhão com o senhor, é lógico que durante sua provação sua fé vacilou e proferiu palavras tolas, mas o senhor compreendia seus sentimentos e mudou a sua sorte.

                   Creio que o agir de Deus na vida do crente se resume a dar a cada um de nós um coração de jó, o senhor trabalha incessantemente nesse propósito, cabe a nós cooperar com o seu trabalhar. Que possamos ter um coração totalmente dependente dele, um coração que o adore incondicionalmente, que possamos dizer ♫Em meio ao tudo/em meio ao nada/quero te adorar, senhor/tu és meu melhor♫.

         

Comentários

Postagens mais visitadas